Logo Comunitas

Comunitas e Prefeitura de Bezerros finalizam Jornada de Formação para Prefeitos

21/05/2021

A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.

Leia também: Encontro reúne prefeitos e lideranças privadas para encerramento de Jornada de Formação de Comunitas

Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.

“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.

Bezerros

Com cerca de 60 mil habitantes e localizado no interior de Pernambuco, o município de Bezerros foi um dos participantes das Jornadas de Formação para Novos Prefeitos da Comunitas. E para encerramento da iniciativa, a reunião junto à prefeitura foi realizada no último dia 19. Na ocasião, a equipe de governo apresentou para a prefeita, Lucielle Laurentino, o Plano de Metas do município, construído durante a jornada.

Para o desenvolvimento do documento, que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, os gestores priorizaram as áreas de Finanças, Saúde, Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Econômico e Zeladoria Urbana.

Para implementar as propostas do documento, foi construído um quadro de metas e um portfólio de projetos prioritários, que visam tornar as ações da prefeitura mais assertivas. No quadro são definidos objetivos, valores, prazos, área responsável e gestor encarregado da função.

Entre os principais objetivos elencados pela gestão de Bezerros como prioritário, estão a sustentabilidade financeira das ações de infraestrutura e serviços urbanos, otimização dos gastos em saúde, monitoramento dos gastos com pessoal, redução da dívida previdenciária acumulada, e aumento da arrecadação tributária própria.

Ainda durante a jornada, a prefeitura obteve impactos significativos na administração, como o processo de Planejamento Estratégico alinhado com todas as áreas do governo, e o desenho de projetos detalhados para a Saúde, entre eles o plano para finalização do novo hospital municipal, com foco na reorganização da rede.

Leia também: Comunitas no Estadão | ONGs oferecem ‘cursinho de prefeito’ para ajudar a planejar cidades

“Às vezes a gente está imerso apagando incêndio, achando que estamos sozinhos. Mas quando escutamos vocês, vemos que nesse País tem bastante gente se esforçando para fazer o bem, de maneira mais estrutural. Hoje no governo temos uma visão mais clara dos caminhos que temos de seguir, e tenho certeza que isso somente foi possível pelo apoio da Comunitas, não somente em planos estratégicos, mas também em propósito”, disse a prefeita Lucielle.

Últimas notícias:

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...

Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Medidas de equilíbrio fiscal apoiadas pelo Programa Juntos no município tiveram impacto na...

Comunitas divulga Relatório Anual 2020

A Comunitas divulgou na última semana o Relatório Anual de 2020, período marcado por grandes...

BISC realiza primeiro Grupo de Debates do ano

Momento serve para compartilhar experiências, debater caminhos do investimento social corporativo...

Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona...