loading

Comunitas e Columbia reúnem especialistas e líderes para debater inovação na gestão pública

Este ano, o foco está em três temas: saúde, educação e segurança. 

A Comunitas, em parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro – braço latino americano da Universidade de Columbia, uma das mais renomadas do mundo – reunirá profissionais e líderes de diversos setores engajados na missão de revitalizar o atual cenário da administração pública, durante o II Seminário de Inovação em Gestão Pública, que será realizado no dia 30 de novembro, na sede da Comunitas, em São Paulo.

A iniciativa tem como objetivo debater exemplos de parcerias inovadoras, principais aprendizados e promover uma análise sobre as perspectivas do uso de instrumentos inovadores para estruturação e gestão de parcerias no Brasil, dando visibilidade a artigos acadêmicos e a estudos de caso que sistematizem conhecimentos, análises ou melhores práticas de parceria entre diferentes setores no país e no mundo.

A programação do Seminário contará com a presença de nomes relevantes, como Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, e Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e professor da School of International and Public Affairs (Universidade de Columbia), além de:

 

Joana Monteiro

Diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública desde janeiro de 2015 e professora extra-carreira da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE).

Joana é doutora e mestre em economia pela PUC-Rio e bacharel em economia pela UFRJ. Entre 2009 e 2012, foi pesquisadora visitante no Centro de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Harvard. Antes de presidir o ISP, era pesquisadora do corpo de pesquisas aplicadas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE).  Joana é especialista em desenvolvimento econômico e em avaliação de impacto de políticas públicas.

 

 

Michele dos Ramos

Pesquisadora do Instituto Igarapé, dos Ramos é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e um Mestrado em Segurança Internacional pela Sciences Po (França), durante o qual beneficiou de dois programas de bolsa (Bolsa de Excelência Eiffel do Ministério de Relações Exteriores e Europeias da França e Bolsa de Excelência Émily Boutmy da Sciences Po). Ela é atualmente visiting student no programa de Ciência Política da Escola Doutoral da Sciences Po.

 

Alberto Kopittke

Advogado com longo currículo na área de segurança pública. Entre os cargos ocupados, está o de secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania do município de Canoas (RS) e chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Justiça. Atualmente, é doutorando em Políticas Publicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Também atua como consultor do Pacto Pelotas Pela Paz, uma iniciativa desenvolvida pela prefeitura municipal, com apoio da Comunitas em parceria técnica do Cidade Segura, instituto do qual Alberto Kopittke é o diretor-executivo.

 

 

Eduardo Leite

Advogado e político brasileiro. Entre 2013 e 2017, foi prefeito de Pelotas.

Como vereador eleito em 2008, apresentou projetos de destaque, como o de transparência nos gastos públicos, o Código de Ética da Câmara, e o da publicação e redução das diárias do legislativo municipal.

Já como prefeito, iniciou a parceria com o Programa Juntos e implementou em Pelotas iniciativas importantes, como a Rede Bem Cuidar, que visa estabelecer um novo conceito de atendimento para a população da cidade: ampliando a capacidade de acolhimento, elevando a qualidade dos serviços ofertados e focando em ações que contribuam para a prevenção de doenças. A iniciativa já foi premiada no Brasil e no exterior.

Deixou o cargo com alto índice de aprovação popular, 87,2%. Em 2017, Eduardo Leite foi dos 11 jovens líderes selecionados para reunião com o ex-presidente americano, Barack Obama, que buscou conhecer projetos de transformação social desenvolvidos pelos jovens e que trouxessem desafios de como organizar a participação da população.

 

Cláudia Costin

É formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde também cursou mestrado e doutorado. Exerceu cargos acadêmicos na Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fundação Getúlio Vargas, INSPER Instituto de Educação e Pesquisa e École Nationale d’Administration Publique (ENAP) de Québec, Canadá.

Foi secretária da Cultura do Estado de São Paulo e secretária da Educação da Cidade de Rio de Janeiro, onde, sob sua direção os resultados da aprendizagem aumentaram 22% na cidade.

No Governo Federal, ocupou os cargos de diretora de Planejamento e Avaliação do Ministério da Economia, secretária-adjunta de Previdência Complementar no Ministério da Previdência, secretária-executiva e ministra no Ministério da Administração Federal. Foi também, Diretora Sênior para Educação no Banco Mundial de julho de 2014 a junho de 2016. Atualmente trabalha para o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE).

 

Confira a programação clicando aqui.

Para se inscrever, cliquei aqui

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *