Logo Comunitas

Comunitas e Barretos finalizam participação da prefeitura na Jornada de Formação para Prefeitos

31/05/2021

A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.

Leia também: Encontro reúne prefeitos e lideranças privadas para encerramento de Jornada de Formação de Comunitas

Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.

“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.

Leia também: “É preciso mostrar que é uma visão de cidade, não de cofre”

Barretos

O município de Barretos, localizado no interior paulista, foi um dos participantes das Jornadas de Formação para Novos Prefeitos da Comunitas. E para encerramento da iniciativa, a reunião junto à prefeitura foi realizada no último dia 28. Na ocasião, a equipe de governo apresentou para a prefeita, Paula Lemos, o Plano de Metas do município, construído durante a jornada.

Para o desenvolvimento do documento, que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, os gestores priorizaram as áreas de Finanças, para gestão da capacidade das receitas, custeios e dívidas (previdência), assim como administração das pendências do CAUC; Educação, com a construção de caminhos para suportar o sistema híbrido; Saúde, com o objetivo de interligar o sistema de saúde do municípios de forma que os dados e informações sejam unificados; e Assistência Social, para interligação entre saúde e educação onde a pasta social vai ao encontro das pessoas vulneráveis.

Para implementar as propostas do documento, foi construído um quadro de metas e um portfólio de projetos prioritários, que visam tornar as ações da prefeitura mais assertivas. No quadro são definidos objetivos, valores, prazos, área responsável e gestor encarregado da função.

Entre os principais objetivos elencados pela gestão de Bezerros como prioritário, estão a melhoria da governança das equipes da prefeitura, com a implementação de metas e rotina de olhar o estratégico, tático e operacional; a preparação da equipe para construção do processo de licitação para obras; apoio à agricultura familiar para reforçar a política e estrutura atual; e o fortalecimento do envolvimento da família no sistema educacional.

Leia também: Comunitas no Estadão | ONGs oferecem ‘cursinho de prefeito’ para ajudar a planejar cidades

“Estamos aqui para servir a população, todo mundo da equipe precisa ter essa visão. Precisamos de pé no chão, pois tudo passa e o que vai ficar é o legado de um trabalho bem feito. Nós conseguimos regularizar boa parte do nosso CAUC, por exemplo, com o pagamento de R$ 10 milhões, em decorrência do trabalho efetivo realizado com vocês. Agradeço a oportunidade de vivenciar essa iniciativa”, disse a prefeita Paula Lemos.

Últimas notícias:

Ananindeua construirá planejamento estratégico com apoio da Comunitas

Objetivo do projeto é estruturar metas estratégicas para os próximos anos do governo, a fim de...

Governo do RS assina contrato para instalar agência do Tudo Fácil em Lajeado

Projeto de modernização do atendimento ao cidadão gaúcho conta com apoio da Comunitas; a...

Comunitas comemora seus 21 anos construindo e levando boas práticas a 36 municípios brasileiros

Hoje, dia 19 de julho, é dia de comemoração para todos os colaboradores e parceiros da...

Comunitas lança canais no Instagram com foco em gestão pública e investimento social corporativo

Como forma de se fazer mais presente para a rede parceira, a Comunitas, organização especializada...

Comunitas finaliza Jornada para Prefeitos com foco na Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

A Jornada para Prefeitos chegou ao fim, por essa razão a Comunitas, organização especializada em...