Logo Comunitas

Comunitas comemora 21 anos construindo e levando boas práticas a 5 estados e 36 municípios brasileiros

19/07/2021

Hoje, dia 19 de julho, é dia de comemoração para todos os colaboradores e parceiros da Comunitas, organização especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado. A organização comemora seus 21 anos com êxito em projetos implementados e novas parcerias pelo país. 

Presente em 5 estados brasileiros (Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul), há 21 anos Comunitas vem promovendo o desenvolvimento socioeconômico do país, com projetos que não só contribuem com a evolução dos investimentos sociais corporativos, mas fomentam a interação do setor privado e público do país. 

“Poder ver de perto a evolução que estamos passando, auxiliando e apoiando a gestão governamental a desenvolver políticas públicas que beneficiem a população, é extremamente gratificante. Sabemos da importância do nosso trabalho, principalmente em anos delicados como o que estamos vivendo, e temos certeza que todos os resultados que nós e nossos parceiros estão colhendo, são reflexo do empenho e da dedicação imposta em tudo que fazemos”, comenta Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas. 

Com atuação em 36 municípios, a organização tem em seus pilares, a Governança compartilhada, levando e replicando conhecimento; o Espírito público, estando presente em pautas sociais importantes; o Pacto coletivo, sendo parceira do interesse público e Investimento social de impacto, aprimorando os investimentos sociais e contribuindo para uma sociedade mais igualitária. 

Além de ter atuação direta nas localidades parceiras, a Comunitas desenvolve projetos a longo prazo e disponibiliza ferramentas de apoio à gestão, com uma equipe acadêmica e de conhecimento extremamente capacitada. Esses fatores são fundamentais para alcançar as metas estipuladas: estar lado a lado dos parceiros buscando soluções para os desafios enfrentados pela gestão pública e desenvolver ações sustentáveis e inovadoras que sejam benéficas para a sociedade.

A partir de diferentes frentes de trabalho, a organização executa e coloca em prática encontros e reuniões periódicas com a rede parceira, conferências digitais, e apresenta dados e métricas importantes que contribuem com o progresso de frentes importantes. 

Nesse escopo de trabalho estão presentes os Encontros de Líderes, a plataforma Rede Juntos, o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) e outros projetos. Cada um desempenha funções diferentes e complementares. 

Realizado desde 2008, o Encontro de Líderes funciona como uma plataforma de mobilização e network entre líderes do mercado corporativo. Com o objetivo de gerar reflexões sobre o papel das lideranças para o desenvolvimento sustentável do país, o Encontro discute pautas contemporâneas e as tendências do investimento social corporativo.

Na mesma época foi lançado o Benchmarking do Investimento Social Corporativo – BISC, uma valiosa ferramenta que orienta a gestão social corporativa. O relatório tem como foco principal, acompanhar os  investimentos sociais privados do país e supervisionar a evolução dos compromissos e metas definidas, possibilitando uma maior assertividade nas tomadas de decisão de líderes e gestores integrantes da rede. Desenvolvido anualmente, o diagnóstico além de disponibilizar dados estatísticos, também traz subsídios para o aprimoramento das iniciativas sociais privadas.

Alguns anos depois, em 2017, a Comunitas lançou a Rede Juntos, uma plataforma digital gratuita de troca de conhecimento em gestão, voltada para prefeitos, secretários, servidores, estudantes, especialistas e público em geral. Com o objetivo de não só ter uma análise dos dados e métricas gerados a partir do BISC, mas também de ampliar a troca entre administradores públicos, o espaço reúne conteúdo especializado sobre gestão pública, além de contar com webinários, boas práticas, cursos intermediados por especialistas e cartilhas metodológicas, desenvolvidas pela organização.

Últimas notícias:

Centro de Formação e Economia Criativa de Paraty será lançado em maio

Projeto foi desenvolvido com o apoio da Comunitas e tem o objetivo de se tornar referência para os...

Como resultado da Jornada, Mogi lança pesquisa para servidores públicos

A pesquisa foi uma iniciativa da prefeitura por meio da Jornada realizada pela pela Comunitas para...

Programa para a redução da violência em Pelotas é referência em conferência internacional

Viabilizado com o apoio Comunitas e Open Society Foundation, o Pacto Pelotas pela Paz é case de...

Lucro bruto como um referencial para o orçamento do Investimento Social

Estabelecer o orçamento da área social com base na “proporcionalidade em relação ao lucro...

Empresários, presidente do BNDES e vice-governador de SP estão confirmados em painel do Encontro de Líderes 2021

A programação está em desenvolvimento e novos convidados serão divulgados em breve; 14º...