Logo Comunitas

Como cidades brasileiras estão implementando melhorias na educação pública com apoio da Prefeitura de Teresina

04/09/2019

Em julho, as secretarias de Educação de Caruaru, Petrolina e Paraty se uniram para buscar alternativas para melhorias na rede municipal de ensino, com apoio da Prefeitura de Teresina, que, em 2017, obteve o melhor ensino público entre as capitais brasileiras, segundo o IDEB.

Denominado “Replica Teresina”, o projeto visa compartilhar e disseminar as boas práticas da educação municipal de Teresina para outros municípios integrantes do Programa Juntos, dando oportunidade para que possam criar suas próprias alternativas de política educacional a partir das evidências encontradas em Teresina.

Leia também: Sistema de avaliação educacional é pauta de reunião entre prefeituras

O projeto teve pontapé inicial, com a realização de um seminário com a participação das equipes das secretariais de Educação. De lá, as equipes saíram com a proposta de realização de três simulados em cada cidade para melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, a incorporação do processo de avaliação pode representar até 30% de melhora nos resultados da Prova. Para realização desta atividade, a prefeitura teresinense apoiou com todos os materiais e orientação necessária para sua concretização.

Assista: Secretário de Educação Kleber Montezuma aborda a gestão educacional de Teresina

Após menos de dois meses de início, o “Replica Teresina” já vem implementando melhorias na educação pública das cidades participantes.

Em Caruaru, a Secretaria de Educação criou o Trilhas do Sucesso, iniciativa que tem o objetivo de promover ações de impacto de curto prazo que irão estimular a revisão de processos e a implementação de uma sistemática de melhoria da qualidade do ensino com ações de tutoria contínuas e aplicação de simulados para melhores desempenho de aprendizagem no Saeb.

O Trilhas do Sucesso está divido em três etapas: início, com ações como o estabelecimento de metas quinzenais de avanço das escolas; desenvolvimento, que tem dentre as ações a identificação de alunos prioritários e reuniões com as famílias, estudantes e educadores; e a última fase de organização do tempo, que tem entre as ações o planejamento de horários de trabalho para as ações dos Programas Federais e dos tutores de Língua Portuguesa e Matemática.

Leia também: Inovação na educação de Teresina é pauta de oficinas realizadas pela Comunitas e Prefeitura

O projeto visa promover ações contínuas, como mobilizar educadores para atuação proativa, exercitar transparência da gestão, estimular a interação na secretaria e promover desafios coletivos.

Em Petrolina, a pasta da Educação está em fase de elaboração e implementação de estratégias para monitoramento e avaliação de resultados da rede municipal na prova do Saeb. A partir das boas práticas compartilhadas por Teresina, o Juntos no Direito de Aprender tem intenção de desenvolver, implementar, monitorar e avaliar o Programa de Intervenção Pedagógica nas escolas municipais.

O plano de ação contempla medidas como o diagnóstico da aprendizagem, desenvolvimento do plano de intervenção pedagógica e desenvolvimento da sistemática de monitoramento e avaliação dos resultados.

Assista: Comunitas no Jornal Nacional | Parceria com Teresina para melhorar educação

Entre os resultados que a secretaria de Educação de Petrolina pretende alcançar, está alfabetizar com proficiência 95% dos estudantes em Língua Portuguesa e 85% em Matemática. E alcançar o IDEB de 7,0 nos Anos Iniciais e 6,0 nos Anos Finais.

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...