Logo Comunitas

Com participação de prefeitos e equipes, Comunitas inicia Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

26/03/2021

A Comunitas deu início, hoje (26), à Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, com a realização da primeira imersão de conteúdo, que contou com a participação dos prefeitos selecionados e da equipe de governo responsável por participar da jornada.

Leia também: Confira os municípios selecionados para a Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

Liderada pela Comunitas, com parceria da Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público, a iniciativa visa apoiar governos municipais nos processos de reformas administrativas e iniciativas de melhoria de gestão de pessoas com o intuito de alcançar uma gestão mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços, utilizando como base a experiência exitosa em Reforma Administrativa realizada pelo Governo do Rio Grande do Sul, com parceria da Comunitas, bem como as ações de Gestão de Pessoas realizadas em Minas Gerais com apoio da Aliança. A iniciativa ainda conta com uma publicação que sistematiza as experiências realizadas nos dois governos – material este que servirá de base para a jornada.

Confira o depoimento do governador gaúcho, Eduardo Leite:

Leia também: Comunitas lança publicação sobre reforma administrativa em gestão de pessoas no setor público

“Contamos com a participação e engajamento de vocês, pois são itens fundamentais para o sucesso dessa jornada. Sabemos que não está fácil conseguir focar em outra coisa se não a pandemia de COVID-19, mas é fundamental que não esqueçamos a importância das pautas dessa iniciativa. São essas reformas estruturantes que melhorarão o ambiente de trabalho das prefeituras, o que refletirá na qualidade do serviço entregue ao cidadão”, explicou Thiago Milani, diretor de Projetos da Comunitas.

Cerca de 65 pessoas – entre prefeitos, prefeitas e equipes de governo – estiveram presentes no encontro, que serviu para que o público compartilhasse as expectativas, necessidades e desafios iniciais das prefeituras acerca do tema.

“Acredito que essa nova parceria entre Campinas e a Comunitas será de fundamental importância para qualificar e motivar o corpo de recursos humanos e o quadro de servidores, o que é essencial para a gestão pública. Estamos empolgados com esse apoio”, disse Dário Saadi, prefeito de Campinas (SP).

Leia também: Regina na Exame | Um intercâmbio colaborativo e de impacto

Durante o encontro, João Trindade Filho e Andreia Ribas, especialistas parceiros da Comunitas responsáveis por conduzir tecnicamente a jornada, compartilharam alguns pilares importantes para a implementação de um projeto de reforma e gestão de pessoal eficiente e sustentável, como, por exemplo, o engajamento do chefe do executivo municipal.

“Fico feliz em fazer parte desses doze municípios selecionados pela jornada. Cobro dos secretários que essa reforma aconteça, pois precisamos mostrar para a população a necessidade de reestruturarmos a gestão pública. Essa é uma oportunidade ímpar para nós, prefeitos e prefeitas, que estamos enfrentando esse momento histórico difícil e, ao mesmo tempo, o desafio de modernizar a administração pública”, acredita Eliene Liberato, prefeita de Cárceres (MT).

É esperado que cada equipe de governo finalize a jornada com um projeto voltado a modernização da gestão de pessoas por meio de reformas estruturantes.

Assista: “Lidar com problemas públicos complexos requer arranjos efetivos”

“Quando temos uma crise com essa dimensão, existem riscos e oportunidades. Riscos, pois, a demanda por serviços públicos aumenta de forma absurda por um lado e a escassez de recursos também amplia pelo outro. Mas, ao mesmo tempo, podemos aproveitar esse momento para transformar o Estado, utilizando a prefeitura, que acredito ser o setor mais dinâmico da máquina pública. Precisamos que as nossas administrações tenham o olhar em direção ao futuro, e, para isso, também precisamos de uma inteligência externa, e por isso a importância da parceria com a Comunitas”, declarou Jairo Jorge, prefeito de Canoas (RS).

 


 

Últimas notícias:

Reunião entre lideranças da Comunitas e do Governo de Minas Gerais debate parceria

As lideranças da Comunitas e do Governo de Minas Gerais realizaram, no último dia 30, mais uma...

Regina Esteves participa de oficina de encerramento de XI Congresso GIFE

A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, foi convidada pelo GIFE, associação parceira...

Com participação de prefeitos e equipes, Comunitas inicia Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

A Comunitas deu início, hoje (26), à Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, com a...

Instituto Jaime Lerner lança publicação com reflexões sobre planejamento territorial

O guia é resultado da produção teoria construída especialmente para a Jornada Planos de Governo...

Lidar com problemas públicos complexos requer arranjos efetivos, explica professor em encontro sobre Reforma Administrativa promovido pela Comunitas

A Comunitas reuniu, ontem (17), importantes especialistas em uma conferência virtual para debater...