Logo Comunitas

Com participação da Comunitas, II Fórum Municipal Juntos Pela Segurança é realizado em Caruaru

25/09/2019

A Comunitas participou, ontem (24), do II Fórum Municipal Juntos Pela Segurança, realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública. O evento teve como objetivo prestar contas sobre as ações que foram realizadas nos dois anos da implantação do Plano Municipal Juntos Pela Segurança – iniciativa que conta com apoio do Programa Juntos em parceria da Open Society Foundations.

A especialista em segurança pública Melina Risso, parceira técnica contratada pela Comunitas para liderar o projeto junto à prefeitura, ficou responsável pela palestra magna do evento. “Não dá para pensar segurança de uma maneira individual. Acho que esse é outro exemplo que Caruaru e esse fórum representam, a gente só faz isso de maneira coletiva”, completou.

Leia também: Comunitas apresenta iniciativas de segurança pública em evento sobre inovação no setor público

Durante o evento, o chefe de Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, Paulo Augusto, entregou o selo de “Cidade Pacífica”, pelo cumprimento das metas de Segurança Pública. Além das conquistas no combate à criminalidade, a conquista do selo vai possibilitar a obtenção de recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos. “O Ministério Público tem incentivado os municípios a cumprirem seu papel diante da segurança pública. Sabemos que ninguém faz nada sozinho, mas Caruaru tem buscado fazer a sua parte nas diversas áreas”, disse a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Leia também: Em Caruaru, Segurança e Educação são destaques de reunião de Governança

Com o selo “Cidade Pacífica”, os governos municipais podem apresentar medidas distribuídas em nove eixos temáticos, são eles: guarda municipal pacificadora; segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; esporte pacificador/cultura/lazer; mesa municipal de segurança; proteção integrada pacificando escolas; empresas solidárias; transporte pacificador; iluminação pacificadora; e pacificando bares e similares (operação Bar Seguro).

Para Paulo Augusto, é necessário incentivar os gestores públicos nas suas ações preventivas de segurança pública, reconhecendo os seus acertos e contribuindo para impedir os erros. “O mérito do município de Caruaru foi justamente construir um plano com a definição de uma série de atitudes, unindo o poder público, as entidades privadas e a sociedade civil”, destacou.

Leia também: As cidades podem vencer a violência

Juntos pela Segurança

Com apoio do Programa Juntos, o Juntos pela Segurança é um projeto construído pela Prefeitura Municipal com o intuito de executar ações integradas e fortalecer a articulação entre os órgãos de segurança da cidade. O projeto foi criado há dois anos, e em junho de 2019 passou a contar com apoio do Programa Juntos em parceria com a Open Society Foundations.

A intenção da parceria é institucionalizar e ampliar as ações do projeto, com ênfase na redução de homicídios, com o diagnóstico detalhado de como o Poder Público pode intervir para evitar a perda da vida da vítima, e, também, o uso da tecnologia para a construção de políticas de prevenção, com foco em cidadãos mais vulneráveis.

Leia também: Segurança pública é tema do primeiro podcast da Comunitas

Com mais de 180 ações no plano, o Juntos pela Segurança é baseado em princípios como interatividade social, interlocução com outros poderes, órgãos e entidades e respeito à dignidade da pessoa humana. O trabalho pode ser acompanhado diretamente pela população, por meio dos Conselhos de Segurança Cidadã, fórum onde também são apresentadas as demandas que interferem na prevenção à violência local.

 

Com informações da Prefeitura de Caruaru.

 


 

Últimas notícias:

Fábrica que dá autonomia ao Brasil na produção da Coronavac ficará pronta em outubro

A Comunitas está participando da governança e liderando a obra da fábrica, ao lado do Governo de...

Comunitas na Folha de SP | Parceria público-privada ativa 360 leitos do SUS para Covid-19 em Campinas

A rede Mário Gatti de hospitais foi apoiada pela iniciativa Ações de Enfrentamento à Covid-19,...

Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global do investimento social é lançado

Clique aqui e confira a publicação completa Foi lançado o Global Impact at Scale: Corporate...

Comunitas divulga prefeitos selecionados para mentorias individuais da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos

Além de mentorias individuais, os(as) prefeitos(as) selecionados(as) receberão um diagnóstico...

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas...