Logo Comunitas

Com apoio do Juntos, Prefeitura de Salvador conhece projetos de inovação em Medellín, na Colômbia

04/07/2017

Durante 04 dias, a comitiva formada pela Comunitas e representantes da Prefeitura de Salvador conheceram os projetos que tornaram Medellín palco de transformações urbanas.

Exemplo de transformação social e urbana, a cidade de Medellín, na Colômbia, passou de cidade mais violenta do mundo para exemplo mundial de inovação, obtendo mudanças profundas e resultados humanos significativos, por meio de inclusão urbana, social e cultural.

E com o intuito de entender e trocar experiências sobre os projetos responsáveis pela transformação na cidade colombiana, o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (BA), Guilherme Bellintani, e a diretora de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Mila Correia, visitaram Medellín, acompanhados da gerente de Conhecimento da Comunitas, Bruna Santos.

LEIA MAIS: Juntos em Salvador: “Governar é priorizar, e a prioridade tem que ser construída e legitimada com o cidadão”, diz ACM Neto

Entre os dias 28 de junho e 01 de julho, a comitiva conheceu os órgãos encarregados pelos processos que tornaram Medellín palco mundial de transformações urbanas. Entre eles, o Departamento Administrativo de Planejamento Municipal, incumbido pela alteração na urbanização da cidade. “Não temos palavras para descrever o quão importante pra nós foi essa reunião. Foi muito interessante entender o processo participativo pelo qual os problemas foram diagnosticados e os projetos e soluções concebidas. Foi importante compreender toda a estratégia de transformação e implantação dos projetos”, exclamou Correia.

O grupo conheceu, também, a Ruta N, centro de inovação, formação de talentos, acesso a capital e compartilhamento de infraestrutura para organizações que atuam na promoção da inovação social, criado com o objetivo de posicionar a cidade como uma potência de exportação no mercado de tecnologia, aumentando a competitividade da região.

Segundo Bellintani, as visitas foram importantes para entender, de forma mais íntima, os projetos realizados. “Foi muito esclarecedor e interessante conhecer o processo pelo qual a transformação da cidade de Medellín foi estruturada. Mais rico ainda ouvir esse processo de alguém que participou ativamente do processo”, declarou.

LEIA MAIS: Em Salvador, Juntos promove encontro de prefeitos, secretários e especialistas do Brasil e Chile

No projeto Medellin Cidade Cluster, iniciativa liderada pela Câmara de Comércio, que visa contribuir para o desenvolvimento de negócios na região, a comitiva verificou a importância dada por Medellín às parcerias entre a gestão pública, o setor privado e a universidade em prol do desenvolvimento econômico local.

Para a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, o destaque dado para parcerias entre os diversos atores da sociedade é de grande aprendizado para organização. “Em Medellín, o setor privado decidiu tomar a frente das mudanças positivas planejadas para a cidade, incluindo a população por meio da cocriação de todas as soluções, como estratégia de aderência e pertencimento”, disse.

Agenda de inovação em Campinas

No último mês de maio, uma comitiva formada por representantes da Comunitas e da Prefeitura de Campinas (SP) conheceu Medellín, na busca por projetos de alto impacto para a sociedade, focando, principalmente, na área de inovação social.

E para promover a troca de experiências nesse campo, representantes do Ruta N também desembarcaram em Campinas, no último dia 03, para apresentar a organização à gestores públicos municipais.

O encontro foi realizado no Instituto Eldorado – referência no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Na ocasião, representantes do Instituto apresentaram suas linhas de atuação, ressaltando a Capacitação Profissional, com os projetos Oficina do Futuro – Pessoas com Deficiência e a Plataforma de Ensino à Distância.

Um dos principais projetos da organização é o Bepid, para a Formação de Empreendedores. O projeto está presente em diversas cidades do Brasil – muitas das quais também possuem projetos do Juntos, como Campinas, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Outro projeto de destaque é o Hacka Truck, em parceria com a IBM e a Apple. No projeto, um caminhão passa por várias capitais e cidades do Brasil e os participantes passam 3 semanas no caminhão desenvolvendo aplicativos, sempre em parceria com instituições de ensino locais.

Campinas tem buscado fazer parcerias para construir inovações em todas as áreas. Já a Ruta N visa estimular alianças para criar redes internacionais, unindo as organizações públicas com as privadas para conseguir soluções para os grandes problemas da sociedade.

 

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Veja Também:

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Assine nossa Newsletter:

Newsletter

Contato

temaxys
selected
temaxys
temaxys

Tel:XX 000-000-000

mail:contato@dominio.com.br