loading

Com apoio do Juntos, Araguaína realiza primeira reunião de segurança integrada

A Prefeitura de Araguaína (TO), com parceria do Programa Juntos, deu mais um passo em busca de redução na violência na cidade, com a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizada ontem (29).

Leia também: Segurança Pública entra no âmbito da parceria entre o Programa Juntos e a Prefeitura de Araguaína

Com a presença do prefeito Ronaldo Dimas, de secretários de diversas pastas, além do procurador geral municipal e de representantes de órgãos de segurança e do conselho tutelar, o encontro serviu para compartilhar e debater a formação e implementação do GGI-M de Araguaína.

A criação da GGI-M faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela prefeitura araguainense em parceria com o Juntos, que visam a melhoria de área da Segurança Pública. O trabalho conta com a parceria técnica contratada do Instituto Cidade Segura.

Leia também: Prefeitura implantará projeto piloto de escolas comunitárias em Araguaína, com apoio do Juntos

“A cidade está crescendo, e devemos considerar a violência como um problema sério a ser enfrentado de maneira conjunta. São necessárias políticas para melhorar a qualidade de vida geral da população, com mais oportunidades aos jovens e ações preventivas desde a primeira infância. Acredito que essa parceria com a Comunitas é uma oportunidade única, pois a consultoria está fazendo um trabalho de primeiro nível para Segurança Pública do município”, afirmou o prefeito.

Vinculado ao gabinete do prefeito, o GGI-M é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público das diversas forças com atuação na área de segurança pública, que opera por consenso, e onde nenhum dos membros tem autoridade para tomar decisões, respeitando o poder de cada instituição.

Leia também: Trabalho do Juntos no Tocantins pode gerar até R$ 23 milhões em economia para prefeituras

O GGI-M trata-se de uma ferramenta de gestão que reúne, mensalmente, o conjunto de instituições que incide sobre a política de segurança local e, a partir de evidências científicas, promove ações conjuntas e sistêmicas tendo como objetivo discutir, deliberar e executar as políticas públicas com vistas à diminuição da criminalidade, prevenção à violência, à manutenção da paz social e a promoção dos direitos humanos fundamentais.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *