loading

Com apoio do Juntos, aplicativo que monitora pacientes é lançado em Juiz de Fora

Você tem tomado seus remédios corretamente? Esquecer-se de tomar medicamentos na hora certa é bem mais comum do que se pensa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas 30% dos pacientes crônicos tomam os medicamentos corretamente, o que acarreta em uma série de complicações a médio e longo prazo, como a redução da eficácia do tratamento e, inclusive, efeitos colaterais.

LEIA MAIS: Programa Juntos e o desafio na saúde pública brasileira

Para mudar esse quadro, especificamente na cidade de Juiz de Fora (MG), a prefeitura municipal, em parceria com o Programa Juntos, lançou hoje (19) o Dr. Cuco, um aplicativo (app) de celular que funciona como uma espécie de “enfermeira digital”.

Prefeito Bruno Siqueira durante a coletiva de imprensa para lançamento. Foto Felipe Couri.

Disponível gratuitamente para plataformas Android e iOS (dispositivos Apple), o uso da ferramenta visa melhorar o acompanhamento dos pacientes e adesão aos tratamentos de saúde da população da cidade.

LEIA MAIS: Clique Saúde Pelotas ganha prêmio de Projeto Inovador

O Dr. Cuco permite monitorar e personalizar o tratamento, por meio do acompanhamento em tempo real do uso de medicamentos, lembretes dos horários corretos para ingestão, e o fornecimento de uma plataforma para supervisão de pacientes crônicos à distância por parte de médicos e familiares, armazenando e organizando seu histórico. Tudo isso resulta em maior efetividade no tratamento e redução de custo para a Prefeitura de Juiz de Fora, reduzindo a possibilidade de retorno dos pacientes para sistema municipal de saúde.

Tenda montada para informar a população. Foto Felipe Couri.

Para o lançamento, um stand foi montado no Calçadão da Rua Halfeld – principal rua da cidade, para mostrar e informar aos cidadãos as funcionalidades da ferramenta.

 

Confira a matéria veiculada na TV Integração, afiliada Rede Globo:

https://www.youtube.com/watch?v=NtjmwkkSoT0&feature=youtu.be

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *