Com apoio de organização internacional, nova etapa do Pacto Pelotas pela Paz é lançada


Após resultados animadores nas primeiras etapas, foi lançada a terceira etapa do Pacto Pelotas pela Paz, que, agora, conta com apoio da Open Society Foundations.

Ontem (21) foi dado o pontapé inicial na terceira fase do Pacto Pelotas pela Paz, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Pelotas (RS) – com apoio do Programa Juntos, com objetivo de transformar a maneira como as administrações municipais lidam com a questão de segurança, ao reunir forças policiais, poderes legislativo e judiciário e a sociedade no combate à violência.

 Leia mais: Bate-Bola | Fernando Veloso, especialista em segurança pública, aborda as cidades e os desafios na prevenção da violência 

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

A reunião de lançamento contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, o diretor executivo da secretaria de Segurança Pública, Paulo Osório, dos coordenadores do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) – os secretários de Saúde, Ana Costa, e Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, respectivamente, além de representantes da Comunitas e do Instituto Cidade Segura.

 Leia mais: Bate-Bola | Ex-secretário de Segurança, Alberto Kopittke aborda o papel das cidades na luta contra a violência 

Após resultados animadores nas primeiras etapas – como, por exemplo, a redução de 13% no acumulado de crimes, de setembro de 2017, quando iniciou as atividades do Pacto, até abril de 2018 – a meta agora é fortalecer o Pacto como iniciativa inovadora de redução da violência, com enfoque prioritário na redução de homicídios, e questões relacionadas a gênero, raça e juventude.

Para alcançar estes objetivos, a Comunitas, por meio da parceria-técnica do Instituto Cidade Segura, vai auxiliar a prefeitura em ações como a repactuação das metas e fluxos de gestão e monitoramento do projeto, construção de grandes atividades de mobilização social e institucional, treinamento de servidores públicos envolvidos com a aplicação das estratégias, além da criação de espaços para a participação do cidadão na gestão do Pacto – fortalecendo o engajamento da população pelotense, um dos pontos fundamentais do projeto.

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

Já dentre os principais marcos para entrega dessa etapa, está a instalação do Fórum Municipal de Segurança Pública, e a realização do Seminário de Segurança Pública e encontros semestrais do Escola da Paz.

 Leia mais: Investir em segurança não pode ser visto como custo 

Para realizar todas essas ações, o Pacto Pelotas pela Paz recebe o apoio da Open Society Foundations (OSF), organização fundada por George Soros, um dos primeiros e mais importantes filantropos do mundo que, desde 1984, doou mais de $32 bilhões de sua fortuna pessoal. A OSF apoia indivíduos e organizações, em mais de 100 países, que promovem liberdade de expressão, transparência, governo responsável e sociedades justas e igualitárias.

É possível uma cidade se mobilizar e obter resultados efetivos. Esperamos que essa experiência possa ser replicada em outras cidades. Esperamos que Pelotas tenha melhores oportunidades e qualidade de vida

Luis Rosas, especialista do Programa para a América Latina da Open Society Foundations, em visita à cidade de Pelotas

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *