Logo Comunitas

Com apoio de organização internacional, nova etapa do Pacto Pelotas pela Paz é lançada

22/06/2018

Após resultados animadores nas primeiras etapas, foi lançada a terceira etapa do Pacto Pelotas pela Paz, que, agora, conta com apoio da Open Society Foundations.

Ontem (21) foi dado o pontapé inicial na terceira fase do Pacto Pelotas pela Paz, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Pelotas (RS) – com apoio do Programa Juntos, com objetivo de transformar a maneira como as administrações municipais lidam com a questão de segurança, ao reunir forças policiais, poderes legislativo e judiciário e a sociedade no combate à violência.

 Leia mais: Bate-Bola | Fernando Veloso, especialista em segurança pública, aborda as cidades e os desafios na prevenção da violência 

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

A reunião de lançamento contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales, o diretor executivo da secretaria de Segurança Pública, Paulo Osório, dos coordenadores do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) – os secretários de Saúde, Ana Costa, e Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, respectivamente, além de representantes da Comunitas e do Instituto Cidade Segura.

 Leia mais: Bate-Bola | Ex-secretário de Segurança, Alberto Kopittke aborda o papel das cidades na luta contra a violência 

Após resultados animadores nas primeiras etapas – como, por exemplo, a redução de 13% no acumulado de crimes, de setembro de 2017, quando iniciou as atividades do Pacto, até abril de 2018 – a meta agora é fortalecer o Pacto como iniciativa inovadora de redução da violência, com enfoque prioritário na redução de homicídios, e questões relacionadas a gênero, raça e juventude.

Para alcançar estes objetivos, a Comunitas, por meio da parceria-técnica do Instituto Cidade Segura, vai auxiliar a prefeitura em ações como a repactuação das metas e fluxos de gestão e monitoramento do projeto, construção de grandes atividades de mobilização social e institucional, treinamento de servidores públicos envolvidos com a aplicação das estratégias, além da criação de espaços para a participação do cidadão na gestão do Pacto – fortalecendo o engajamento da população pelotense, um dos pontos fundamentais do projeto.

Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas

Já dentre os principais marcos para entrega dessa etapa, está a instalação do Fórum Municipal de Segurança Pública, e a realização do Seminário de Segurança Pública e encontros semestrais do Escola da Paz.

 Leia mais: Investir em segurança não pode ser visto como custo 

Para realizar todas essas ações, o Pacto Pelotas pela Paz recebe o apoio da Open Society Foundations (OSF), organização fundada por George Soros, um dos primeiros e mais importantes filantropos do mundo que, desde 1984, doou mais de $32 bilhões de sua fortuna pessoal. A OSF apoia indivíduos e organizações, em mais de 100 países, que promovem liberdade de expressão, transparência, governo responsável e sociedades justas e igualitárias.

É possível uma cidade se mobilizar e obter resultados efetivos. Esperamos que essa experiência possa ser replicada em outras cidades. Esperamos que Pelotas tenha melhores oportunidades e qualidade de vida

Luis Rosas, especialista do Programa para a América Latina da Open Society Foundations, em visita à cidade de Pelotas

 

 

 

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...