Logo Comunitas

Com apoio da Comunitas, Prefeitura de São Paulo dá início à estratégia de recuperação de aprendizado na rede de ensino

20/01/2022

Projeto de Gestão para Resultados busca corrigir déficits do aprendizado dos estudantes, em especial devido ao fechamento das escolas durante o período de agravamento pandemia

Integrantes da Secretaria de Educação Municipal de São Paulo se reuniram na última terça com representantes da Comunitas e profissionais da Macroplan, parceira técnica na ação, para a definição das estratégias de recuperação do aprendizado na rede municipal de ensino, impactado pela pandemia do covid-19. 

O plano de Gestão para Resultados é dividido em quatro etapas com duração de 100 dias, mas a meta é estabelecer objetivos educacionais até 2024.

A reunião inicial do projeto apresentou o cronograma e detalhamento das quatro fases, conforme explicitado abaixo:

Etapa 1 – tratará do planejamento do trabalho. Nesta fase, será designada uma equipe da prefeitura para acompanhar a Macroplan.
Etapa 2 – consiste na estruturação da carteira de projetos prioritários da Educação e deve acontecer até meados de março.
Etapa 3 – entregará o design e especificação da unidade de gerenciamento junto ao gabinete da Secretaria até o final de março.
Etapa 4 – terá como produto final a estruturação de um mapa de indicadores, isto é, um painel organizado dos projetos da Secretaria até o final de abril.

O projeto de Gestão para Resultados busca corrigir déficits do aprendizado dos estudantes, em especial devido ao fechamento das escolas durante o período de agravamento da crise sanitária como medida de contenção da pandemia. A perda de aprendizagem vista em 2020 e a manutenção dessa tendência em 2021, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, é motivo de preocupação para os gestores.

Nesse sentido, o desafio de recuperação do aprendizado requer uma visão integrada e articulada entre gestão, rede escolar e performance, que ative alavancas para recuperar e melhorar o desempenho, com o apoio de uma plataforma de inteligência estratégica baseada em dados e evidências.

Malde Vilas Bôas, secretária executiva de educação da cidade de São Paulo, destaca a importância de a pasta possuir um padrão de realização e monitoramento de projetos, tendo em vista a quantidade de parceiros externos que a Secretaria possui. “Nesse sentido, é crucial haver uma integração entre os projetos na Central de Resultados e o monitoramento como um todo”, afirma.

No momento, a Secretaria de Educação conta com 27 projetos em andamento, que precisam ser acompanhados tanto na implementação, como na sustentabilidade dos mesmos. A ideia da Central de Resultados é fazer com que a equipe da Secretaria de Educação consiga acompanhar o status de cada um desses projetos, bem como a gestão deles por indicadores.

Rede Juntos

A Comunitas e a Prefeitura de São Paulo são parceiras desde 2017 e já desenvolveram projetos em diversas áreas, a exemplo do Programa de Metas 2017-2020, do Consulta de Programa de Metas 2017-2020, Licenciamento Urbano e outros.

Últimas notícias:

A importância do equilíbrio fiscal em estados e municípios, com Fúlvio Albertoni

O especialista discorre sobre a importância de se manter o equilíbrio financeiro, com atenção...

Comunitas entrega projeto de reforma do Mercado Municipal à Prefeitura de Santos

A ação faz parte do projeto de Macroestruturação Urbana da cidade, que aposta na reforma do...

Com apoio da Comunitas, Rio Grande (RS) implementa ações em prol do equilíbrio fiscal

Dentre os resultados da frente, um dos destaques é o aumento da classificação do CAPAG de C para...

Equilíbrio Fiscal é destaque em Reunião de Governança entre a Comunitas e o Estado de Goiás

Também foram discutidos resultados em Educação, Saúde e Segurança Lideranças da Comunitas...

Com o apoio da Comunitas, Ribeirão Preto desenvolverá projeto para motivar o servidor

Município paulista pretende reestruturar a política de gestão de pessoas para modificar...