Logo Comunitas

Com apoio da Comunitas, Plataforma de Filantropia reúne executivos sociais para debater transformações estruturadas

01/08/2018

A Comunitas é uma das organizações que integram o Conselho Curador da Plataforma de Filantropia Brasil.

Aconteceu, durante todo dia de ontem (31) e a manhã de hoje (01), na sede da Comunitas, mais uma oficina da Plataforma de Filantropia Brasil. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a plataforma faz parte da SDG Philanthropy Platform, uma iniciativa global que conecta fundações filantrópicas à dados, conhecimento e redes de relacionamento, que permitem intensificar a colaboração, alavancar recursos e sustentar o impacto gerado por essas organizações para o desenvolvimento sustentável.

Com o tema “Escalando soluções para transformar sistemas”, a oficina abordou o desenho de estratégias de ganho de escala para iniciativas de colaborações entre investidores sociais.

Além da participação de executivos sociais de organizações como a Fundação Roberto Marinho, Instituto Humanize, Rede Globo, Todos Pela Educação, Instituto Ayrton Senna, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Porticus, Fundação Itaú Social e Fundação Itaú Unibanco, o encontro contou com as presenças de Donzie Barroso, diretora de Filantropia Global da Rockfeller Philanthropy Advisors (RPA), e Heather Grady, vice-presidente da RPA, e, também, cofundadora da Plataforma Filantropia em âmbito global – que possui apoio de organizações como a Conrad N. Hilton Foundation, Ford Foundation e MasterCard Foundation.

“Temos que aprender com o que deu certo ao redor do mundo. Precisamos entender ‘quando’, ‘como’ e ‘por que’ as soluções de algumas organizações foram capazes de crescer significativamente e alcançar as mudanças esperadas pelas organizações e por seus investidores, e compartilhar os caminhos e resultados”, explicou Heather.

Ainda na reunião, Heather compartilhou aprendizados do relatório “Soluções Escaláveis para Transformações Sistêmicas”, produzido em conjunto com a Porticus – organização internacional que gerencia e desenvolve os programas filantrópicos da família Brenninkmeijer, e as fundações Ford, Skoll e Draper Richards Kaplan.

O documento visa incentivar os financiadores sociais a trabalhar de forma mais colaborativa, por meio de investimentos de mais longo prazo, visando acelerar soluções escaláveis para os desafios prioritários mundiais. A ideia é alterar o foco de financiamentos de projetos individuais para o apoio a transformações mais profundas e sustentáveis na sociedade.

Foi apresentado também a publicação “Marco de Referência para Fundações Privadas: um novo modelo de impacto”, que permite às fundações tratar de questões urgentes e alinhar de maneira mais eficaz o propósito da fundação, benefício público e ação. Além de fornecer maneiras de pensar, o conteúdo também oferece maneiras pragmáticas de usar o subsídio para a prática diária.

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...