loading

Cidades do Juntos, Teresina busca experiência de Campinas em tecnologia e inovação

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu na tarde desta quarta-feira, 2 de agosto, o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, que veio a Campinas conhecer projetos e ações desenvolvidas na cidade nas áreas de tecnologia e inovação. Um dos objetivos é buscar implantar alguns dos modelos da Prefeitura de Campinas na capital do Piauí. O encontro teve também a participação de uma comitiva de Teresina e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben.

Na reunião, o prefeito Jonas Donizette citou algumas das ações desta Administração para fortalecer o setor, como a criação do Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas até 2025 e leis de incentivos fiscais às empresas de tecnologia e startups (empresas nascentes de tecnologia). O relacionamento e a integração da Prefeitura com os atores do setor, como institutos de pesquisa e universidades, também foram citados.

O prefeito Jonas Donizette apresentou ainda o novo aplicativo Portal do Cidadão, lançado em julho e que abriu para a população a possibilidade de acessar, pelo celular e de forma gratuita, nove serviços municipais que registram grande procura. A ferramenta é uma extensão, para celular, do Portal do Cidadão que já existia na web e que oferece acesso a 32 serviços públicos. “É um prazer recebê-los e a Prefeitura de Campinas está à disposição de Teresina”, afirmou Jonas Donizette.

Antes do encontro na prefeitura, a comitiva de Teresina visitou na cidade a IMA (Informática de Municípios Associados), CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Instituto Eldorado e Softex. “Estamos tendo em Teresina algumas iniciativas em relação à tecnologia da informação e da comunicação. E precisamos fazer destas iniciativas algo mais coordenado, mais planejado. Para isso, estamos buscando fazer parcerias com a prefeitura de Campinas e institutos de pesquisa da cidade”, revelou o prefeito Firmino Filho. “Campinas é uma referência nacional e internacional. É um celeiro de grandes universidades e institutos de pesquisa e também se destaca como um celeiro de empreendedorismo. É uma alegria muito grande buscar esta parceria estratégica com Campinas e buscar a inovação em nosso município”, completou.

 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Foto: Carlos Bassan

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *