Logo Comunitas

Cidades do Juntos, Teresina busca experiência de Campinas em tecnologia e inovação

04/08/2017

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu na tarde desta quarta-feira, 2 de agosto, o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, que veio a Campinas conhecer projetos e ações desenvolvidas na cidade nas áreas de tecnologia e inovação. Um dos objetivos é buscar implantar alguns dos modelos da Prefeitura de Campinas na capital do Piauí. O encontro teve também a participação de uma comitiva de Teresina e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben.

Na reunião, o prefeito Jonas Donizette citou algumas das ações desta Administração para fortalecer o setor, como a criação do Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas até 2025 e leis de incentivos fiscais às empresas de tecnologia e startups (empresas nascentes de tecnologia). O relacionamento e a integração da Prefeitura com os atores do setor, como institutos de pesquisa e universidades, também foram citados.

O prefeito Jonas Donizette apresentou ainda o novo aplicativo Portal do Cidadão, lançado em julho e que abriu para a população a possibilidade de acessar, pelo celular e de forma gratuita, nove serviços municipais que registram grande procura. A ferramenta é uma extensão, para celular, do Portal do Cidadão que já existia na web e que oferece acesso a 32 serviços públicos. “É um prazer recebê-los e a Prefeitura de Campinas está à disposição de Teresina”, afirmou Jonas Donizette.

Antes do encontro na prefeitura, a comitiva de Teresina visitou na cidade a IMA (Informática de Municípios Associados), CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Instituto Eldorado e Softex. “Estamos tendo em Teresina algumas iniciativas em relação à tecnologia da informação e da comunicação. E precisamos fazer destas iniciativas algo mais coordenado, mais planejado. Para isso, estamos buscando fazer parcerias com a prefeitura de Campinas e institutos de pesquisa da cidade”, revelou o prefeito Firmino Filho. “Campinas é uma referência nacional e internacional. É um celeiro de grandes universidades e institutos de pesquisa e também se destaca como um celeiro de empreendedorismo. É uma alegria muito grande buscar esta parceria estratégica com Campinas e buscar a inovação em nosso município”, completou.

 

Fonte: Prefeitura de Campinas

Foto: Carlos Bassan

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...