Logo Comunitas

Cidades do Juntos se reúnem para troca de experiências em políticas públicas

17/04/2017

Em encontro promovido pelo Juntos, representantes de Paraty e Campinas desembarcaram em Santos para conhecer projetos em diversas áreas.

Na última segunda-feira (10), gestores da cidade de Paraty (RJ) e Campinas (SP) foram a Santos (SP) para conhecer ações realizadas na cidade paulista nas áreas de economia, cultura e juventude. Promovido pelo Programa Juntos, a reunião contou com a participação de secretários municipais e coordenadores de juventude de ambas as cidades, além de representantes da Comunitas.

O objetivo do encontro é conectar os gestores públicos e proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências entre as prefeituras integrantes do Juntos, fortalecendo e engajando a rede.

Cidade criativa e inovação econômica

Niedja Santos, diretora do Escritório de Inovação de Santos, explicou o processo de candidatura de Santos na UNESCO para conseguir o selo de Cidade Criativa, demonstrando o método de construção do grupo de trabalho, realização do diagnóstico, documentos necessários e o vídeo produzido.

A diretora também apresentou o Observatório de Inovação Econômica, com 21 indicadores de economia criativa e ambiente de inovação, baseados na 11ª meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda desenvolvida pela Nações Unidas (ONU). Segundo ela, Santos foi a primeira das 116 Cidades Criativas a implantar o Observatório com indicadores e, atualmente, estão na etapa de consolidar esses indicadores com secretarias e conselhos municipais.

Planejamento de cultura

Com a estruturação de políticas culturais municipais, a intenção de Paraty com a visita é, também, ter embasamento na área para o desenvolvimento de projetos, principalmente visando a participação popular, descentralizando os eventos e buscando mais transparência nos gastos.

“Anteriormente, a única ligação da população com esses eventos era para a geração de renda com o turismo e há poucos anos começaram a pensar em ações para integrar o cidadão, descentralizar os festivais, levando-os também para a periferia, e envolver a população nas tomadas de decisão”, disse José Sérgio, secretário adjunto de Cultura de Paraty.

O secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, explicou a estruturação do Plano Municipal de Cultura, programa que rege as ações culturais do município pelos próximos dez anos, construído em colaboração com a população santista.

Política de Juventude

O Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, com seus anseios específicos. Por esse motivo, a importância de desenvolver iniciativas públicas voltadas especialmente para esta parcela da população.

Para o coordenador de Juventude de Santos, Wellington Araújo, além de desenvolver o plano municipal para os jovens, é essencial que haja a estruturação da sistemática de monitoramento das metas, e, além disso, a transparência, com os dados e custos disponíveis para acompanhamento cidadão.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...

Veja Também:

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Assine nossa Newsletter:

Newsletter

Contato

temaxys
selected
temaxys
temaxys

Tel:XX 000-000-000

mail:contato@dominio.com.br