loading

Cidade como locus de mudança

por Carlos Jereissati Filho*

O Programa Juntos é uma coalizão de pessoas que querem o bem do Brasil. Uma forma madura e consciente de participar de um programa cujo o grande objetivo é colaborar para a melhoria da gestão pública no país, alavancando transformações estruturantes por meio de uma metodologia que envolve governança compartilhada, conhecimento técnico, inovação e tecnologia.

Há fortes motivos que colocam em xeque os setores que contribuem para uma melhor qualidade de vida do cidadão brasileiro. Posso citar alguns: falta de verba, dificuldade de estruturação e falhas na gestão do município. No entanto, para se ter qualidade de vida é preciso contar com boas condições de moradia, nível de escolaridade e rendimento mensal adequado. Porém, segundo o IBGE, no Brasil somente 23,9% da população vive dessa maneira. Enquanto isso, três em cada quatro moradores dos centros urbanos vivem em péssimas condições: em outros números, isso significa 72,5 milhões de pessoas.

Mas mudanças podem ser significativas quando a esfera pública compreende que o setor privado pode partilhar tecnologia, conhecimento e contribuir em espaços que o estado pode ter mais dificuldade. Em parceria com a Comunitas, os princípios que me baseio como empresário, focados na melhora do desempenho e na produtividade, puderam ser levados às administrações municipais.

Tenho orgulho de afirmar que faço parte de um programa que já entregou importantes resultados para a gestão pública brasileira. Em 2018, a rede do Programa Juntos se expandiu e passou a atuar, além dos municípios, em cinco estados, impactando mais de 100 milhões de cidadãos. Além disso, pensando em levar esse conhecimento para além dessa rede formada, desenvolvemos a plataforma digital chamada Rede Juntos. Ela foi criada a partir da sistematização de projetos do Programa Juntos, com a finalidade de se tornar um canal de troca e compartilhamento de informações entre servidores de todo o país interessados em replicar boas práticas. Ou seja, gestores e líderes empresariais compartilhando experiências e cases de sucesso em tempo real com a missão de criar cidades inteligentes.

Dessa forma, é possível compreender ainda melhor os desafios de cada município e, consequentemente, entender as dores e necessidades dos cidadãos. Como empresário, afirmo que é possível participar da política de forma apartidária num esforço interessado que o país dê certo para as pessoas. Apoiar um governo significa apoiar motivos reais, ajudar pessoas a terem o que é seu por direito: qualidade de vida.

Leia também: Planejamento é fundamental | por Regina Esteves e Carlos Jereissati Filho

Eu sou apenas uma das pessoas envolvidas em todo esse processo que acredita que a gente precisa fazer junto. Se queremos um futuro melhor, se queremos qualidade de vida, se queremos progresso, não há outra maneira a não ser nos unirmos. O Programa Juntos representa essa união. E eu sou muito feliz em dizer que faço parte disso.

 

 

*Carlos Jereissati Filho é presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e um dos membros da Governança do Programa Juntos, iniciativa liderada pela Comunitas.

 

 

Este artigo foi retirado integralmente do relatório anual da Comunitas. Faça o download clicando aqui.

 


 

 

Confira depoimentos de alguns dos membros da Governança do Programa Juntos:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *