loading

Cidades da Rede Juntos se destacam no Índice de Cidades Empreendedoras

 Campinas é a terceira melhor cidade para receber empresas e Teresina a 23ª , de acordo com o ranking 

A Endeavor, parceira estratégica da Comunitas, lançou, nesta quinta-feira (17), a 3ª edição do Índice de Cidades Empreendedoras – o principal estudo sobre o assunto do país. Campinas e Teresina, das cidades que integram a rede do Programa Juntos, ocupam respectivamente a terceira posição, com 7,3 pontos; e a 23ª, com 5,49. São Paulo e Florianópolis mantiveram suas colocações do ano anterior  e ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente.

Para compor o índice, a Endeavor identificou pontos positivos e os desafios de 32 cidades brasileiras em criar condições propícias para o desenvolvimento de empresas de alto crescimento no país.  O estudo analisou 60 indicadores divididos em sete pilares: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Ambas as cidades avançaram no ranking na comparação com o ano anterior: Teresina subiu oito posições e Campinas, duas.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou de um painel com as  cidades mais  bem colocadas e destacou algumas ações desenvolvidas nos últimos anos. Dentre elas, a criação da lei de Aprovação Imediata Responsável (ARI), inédita no país, resultado direto do trabalho da frente de Licenciamento Urbano do Programa Juntos.

“Fizemos o Via Rápida Empresa, uma plataforma on-line que reduziu o tempo de abertura de empresas na cidades de 180 para cinco dias úteis. Também implantamos a ARI, Aprovação Responsável Imediata e invertemos a lógica da confiança. Nós confiamos e emitimos o alvará de execução de imóveis, residenciais e comerciais, em apenas três dias”, exemplificou o prefeito sobre as ações em Campinas.

A lei reduz o tempo de tramitação e o estoque de projetos de empreendimentos imobiliários que aguardam aprovação. Dessa maneira, a ARI desburocratiza a aprovação de empreendimentos de baixo impacto, correspondente a 80% do total na prefeitura. Por meio dela é possível emitir Alvará de Execução de Obra no mesmo dia de entrada do pedido para construção de empreendimentos unifamiliares, de comércios de até 500 m² e prédios institucionais (igrejas, clubes, escolas) de até 1.000 m². Antes, a média de aprovação era de 72 dias. A ARI é elaborada pelo engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto, que assume o compromisso de cumprir as normas técnicas. Caso a fiscalização constate desvios, são aplicadas as devidas penalidades. “Nós fizemos uma inversão da lógica de valores ao dar  crédito ao cidadão, estimulando-o a fazer a coisa certa”, comentou.

O prefeito Jonas Donizette também comentou sobre as parcerias entre governo e empresas e a diferença do tempo de cada um: “O poder público precisa ser mais ágil e as empresas também precisam ter compreensão do tempo da administração pública”.

De acordo com o índice, tais avanços só foram possíveis devido ao aumento da população jovem no mercado de Trabalho; às evoluções da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB; às ações na melhoria da mobilidade urbana, do transporte público, da implementação da Lei de Incentivos e Benefícios Fiscais, e da nova legislação municipal voltada para as Micro e Pequenas Empresas. Entretanto, o fator decisório para esse salto no índice, vem da decisão estratégica de criar o Programa de Enfrentamento ao Desemprego – PED, que resultou na vinda das empresas de Call Center à Teresina.

“Não alcançamos essas colocações do dia para a noite. Tudo isso é resultado de uma gestão planejada, e nós gestores municipais nos utilizamos de índices como o da Endeavor para lançar novos programas que favoreçam o crescimento da cidade”, frisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery.

Para o estudo das cidades, a Endeavor tomou como base levantamentos de entidades como o Fórum Econômico Mundial, a Unctad, a OCDE e o Banco Mundial. Participaram do evento prefeitos e secretários de outras cidades, empreendedores, lideranças empresariais e formuladores de políticas públicas. Para saber mais sobre o índice, clique aqui.

indice-endeavor

Com informações da Prefeitura de Campinas e da Cidade Verde.

Os comentários estão desativados.