Boa Prática: em Salvador, servidor que for trabalhar de bicicleta ganhará folga

Visando ampliar o uso da bicicleta como meio de transporte, a Prefeitura de Salvador lança, em caráter experimental, projeto de folgas para servidores ciclistas.

Começou a vigorar, em Salvador, um projeto experimental que prevê uma folga mensal para servidores municipais que forem trabalhar de bicicleta durante, ao menos, 15 dias úteis.

A iniciativa visa promover o uso da bicicleta como meio de transporte e, inicialmente, estará disponível somente para os funcionários públicos da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Caso seja bem sucedido, será ampliado para todos os servidores da prefeitura.

“Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável”, disse, em nota, o titular da pasta, André Fraga.

Para ter direito ao benefício, o servidor deverá comprovar, mensalmente, sua forma de deslocamento por meio de um documento, informando os dias que utilizou a bicicleta e assinatura do beneficiado e do funcionário encarregado de fiscalizar a ação.

Em outros locais

Iniciativa parecida foi realizada em Pernambuco, também prevendo folga mensal para o servidor que for trabalhar usando bicicleta por 15 dias úteis.

Já em Londres, capital da Inglaterra, o prefeito e vereadores têm o compromisso de usar o transporte público local. Ao tomar posse dos seus cargos, os políticos recebem vale-transporte válido somente para ônibus, trem e metrô, e são avisados que não têm direito à carros oficiais.

 

Foto: Mila Cordeiro / Ag. A TARDE

Comments are disabled.