Logo Comunitas

Bate-Bola | Secretário de Finanças de Teresina comenta o desafio do equilíbrio das contas

11/07/2017

Jalisson Hidd, secretário de Finanças de Teresina (PI), é economista com pós-graduação em administração municipal realizada no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), além de curso de gestão financeira e controle do SUS, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ele é o participante do Bate-Bola dessa semana, e comenta os desafios e benefício de uma gestão pública realizada com equilíbrio fiscal. Confira:

  1. Quais os desafios enfrentados pela Prefeitura em equilibrar as contas públicas sem aumentar os impostos para a população?

O desafio do projeto é efetuar cortes de despesas sem redução e, ainda, com melhoria na qualidade dos serviços prestados.

O desejo de todo Gestor é disponibilizar, cada vez mais, serviços à população, bem como melhorar a qualidade dos serviços já prestados. Neste contexto são frequentes os incrementos de despesas com custeio e folha de pagamento.

O grande desafio é a integração de todos os Órgãos para alcançar o objetivo, ou seja, reduzir despesas sem comprometer a qualidade dos serviços prestados; com cada órgão desenvolvendo ações de redução de despesas e implantando práticas sustentáveis do ponto de vista fiscal.

  1. Além das melhorias nas contas públicas, existem também ganhos não financeiros para a Prefeitura na busca pelo equilíbrio fiscal?

O Projeto de Equilíbrio Fiscal trouxe várias mudanças de comportamento, integrando a Prefeitura dentro de um planejamento estratégico, no qual processos e práticas são repensados e otimizados, os problemas diagnosticados e os planos de ação definidos, homologados e implementados, com a participação de todos. Assim, a busca pelo equilíbrio fiscal iniciou uma nova visão na gestão municipal, focada na eficiência.

Com a integração e engajamento dos servidores, surgiram novos líderes, dispostos a enfrentar os desafios do setor público, com visão cidadã e foco em eficiência.

  1. Qual a importância da participação dos servidores na busca pelo equilíbrio das contas municipais? E quais as ações realizadas pela prefeitura para o engajamento do servidor?

Os servidores são os grandes responsáveis e executores do projeto; sem a participação efetiva dos mesmos, dificilmente conseguiríamos avançar e obter os resultados esperados.

A grande segmentação dos procedimentos administrativos distancia os servidores do impacto social de seu trabalho. A oportunidade de repensar o procedimento como um todo e, identificar o potencial de incremento de receita, bem como de redução de gastos, recupera a noção de impacto da colaboração de cada pessoa. Este é um passo importante para engajar, a partir da identificação, pelo servidor, da sua contribuição e de seu potencial de impactar, positivamente, o setor público.

A Prefeitura tem buscado desenvolver, no contexto do projeto Equilíbrio Fiscal, ações com foco em engajamento e capacitação. O planejamento estratégico contempla, ainda, ações de diagnóstico, integração e aumento da satisfação no ambiente de trabalho.

  1. Quais os benefícios obtidos com a frente de Equilíbrio Fiscal em Teresina?

A frente de Equilíbrio Fiscal trouxe internalização da necessidade de um planejamento estratégico continuado para diagnóstico, mapeamento, definição de etapas e prazos, com seus respectivos responsáveis, além do registro do planejamento das ações relacionadas à inovação, como um compromisso de cada servidor, perante os gestores e a sociedade, na busca pela excelência no serviço público.

Outro grande benefício foi o surgimento de novas lideranças para enfrentar os desafios do setor público.

A união de toda a Prefeitura em torno do equilíbrio fiscal é, sobretudo, uma mensagem clara e orientadora para as ações de todos os gestores e servidores.

  1. Como é realizado o acompanhamento dos resultados obtidos pela prefeitura, para que não sejam descontinuados?

O Projeto é acompanhado, pessoalmente, pelos Gestores e pelo Prefeito, inclusive com prestação de contas à sociedade quanto às metas estabelecidas e resultados alcançados.

O andamento do projeto, bem como as decisões e dificuldades enfrentadas são tratados com transparência e participação dos gestores.

Equilíbrio fiscal com o Juntos em Teresina

Com a frente de Equilíbrio Fiscal desenvolvida em Teresina, com apoio do Juntos em parceria com a Falconi Consultores de Resultados, a Receita própria do município aumentou em 6%, de 2013 para 2016, e a meta foi ampliada em 78 milhões. Na frente de Despesas, Teresina superou a meta em R$ 400 mil.

LEIA MAIS: Como alcançar o equilíbrio das contas públicas?

Em 2016, um grupo de servidores públicos foi treinado para dar continuidade ao trabalho e contribuir para que a prefeitura continue a investir em serviços públicos de maneira mais eficiente. Dentre as tarefas que agora ficam a cargo desse grupo estão a responsabilização pela qualidade das análises, a organização de reuniões e o estabelecimento de prazos e tarefas.

LEIA MAIS: Comunitas é homenageada em Teresina

Com a frente, a prefeitura já conseguiu, por exemplo, uma economia de 4% em serviços de limpeza urbana, 16% em materiais e serviços de saúde e 22% em materiais de consumo, bem como o fomento de uma mudança de cultura entre os servidores.

 

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...