loading

Até 2020, Campinas pretende erradicar completamente o analfabetismo

Cidade parceira do Programa Juntos, Campinas (SP) pretende acelerar o prazo previsto para erradicação do analfabetismo, definido pelo Plano Municipal de Educação.

Ainda que a meta estabelecida pelo Plano Municipal de Educação, aprovado há dois anos, seja erradicar o analfabetismo na cidade até o ano de 2025, Campinas planeja avançar o processo e eliminar completamente o número de iletrados até 2020. A Secretaria Municipal de Educação aguarda a conclusão de uma pesquisa que verificará a quantidade de moradores que nunca frequentaram uma escola.

Contudo, com objetivo de sensibilizar a população sobre o assunto, além de buscar cidadãos não alfabetizados ou que não completaram o ensino fundamental, a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) lançou no dia 30 de janeiro, a 4ª edição da Campanha de Erradicação do Analfabetismo.  A ação se estenderá até dia 30 de março e contará também com a realização da 1ª Caminhada pela Erradicação do Analfabetismo em Campinas, que acontecerá dia 5 de fevereiro.

Juntos pela educação em Campinas

A educação é uma das frentes de apoio do Programa Juntos em Campinas. Diante dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que indicavam os rendimentos da educação infantil abaixo da meta estabelecida para a cidade, o Programa Juntos apoiou a elaboração de um plano de ação para reverter os desvios identificados.

Em parceria com a Falconi Consultores de Resultado, foi proposto o desenvolvimento da Gestão Integrada da Escola – GIDE.  A iniciativa tinha o objetivo de auxiliar o município a abordar as oportunidades de melhorias identificadas, definindo suas metas de educação de maneira mais eficaz, com foco no progresso dos resultados do processo ensino-aprendizagem, traduzidos nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e das avaliações internas. Confira mais detalhes sobre a ação clicando aqui.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. Presente em diversas cidades brasileiras, como Curitiba, Campinas, Paraty, Santos e São Paulo, o programa foi criado em 2012 a partir de uma reflexão feita por acionistas e presidentes de empresas nacionais, reunidos no 5º Encontro de Líderes. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

 

Foto: Fernando Pacífico / G1

Os comentários estão desativados.