loading

Ananindeua construirá planejamento estratégico com apoio da Comunitas

Objetivo do projeto é estruturar metas estratégicas para os próximos anos do governo, a fim de tornar as iniciativas públicas mais eficientes

A Prefeitura de Ananindeua, segundo município mais populoso do Pará, buscou o apoio da Comunitas para imprimir um governo marcado por excelência e respostas metódicas e transparentes aos desafios enfrentados no local.

Para isso, a gestão construirá um Plano de Metas estratégico, que definirá as prioridades municipais para o período de 2021 a 2024, e a estruturação de órgãos e rotinas para o acompanhamento deste plano – o intuito no fim é tornar as iniciativas públicas mais eficientes e assertivas.

Foto: Prefeitura de Ananindeua

O projeto abrange sete áreas prioritárias. São elas: Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico; Qualidade de Vida; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento de Serviços Urbanos; Sustentabilidade e Resiliência; e Desenvolvimento Institucional.

A governança da iniciativa será estruturada a partir das principais responsabilidades dos integrantes do projeto. “Essa iniciativa tira os servidores da zona de conforto, das burocracias do dia a dia. E sem dúvidas é importante pensar a gestão por quatro anos, isso eleva a equipe no desequilíbrio construtivo para pensar as metas e desenvolver um legado”, considerou a secretária de Educação, Leila Freire.

Metodologia com base na Jornada Plano de Metas

Para fundamentação do projeto, além de toda a expertise e metodologia do Cidadis, parceira técnica contratada da iniciativa, será utilizado o conteúdo teórico desenvolvido para a Jornada para Prefeitos da Comunitas, que apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

“É fundamental a Comunitas oferecer informações sobre as experiências de outros municípios que podem ser replicadas em Ananindeua”, disse o prefeito Daniel Santos.

Foto: Prefeitura de Ananindeua

Mais de 30 especialistas compartilharam conhecimento com pré-candidatos, e, porteriormente, prefeitos e equipes de governo de diversos municípios brasileiros. Entre eles, estavam Sérgio Avelleda, ex-diretor de Mobilidade Urbana do World Resources Institute (WRI); Vivian Satiro, secretaria executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias de São Paulo (SP); Fabio Bernardi, especialista em Comunicação Pública; Elizabeth Jucá, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais; Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo (SP); e Januário Montone, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No total, são mais de 60 horas de conteúdo, entre videoaulas, trilhas e exercícios práticos. Os materiais tiveram conteúdos carimbados pela Columbia Global Centers l Rio de Janeiro, escritório da Universidade de Columbia no Brasil.

“A Comunitas tem como premissa promover uma rede de gestores públicos engajados na melhoria governamental e também no apoio aos desafios enfrentados por outras lideranças públicas. Foi pensando dessa maneira que construímos, juntos, os materiais dessa jornada, e que disponibilizamos para que Ananindeua possa buscar mais eficiência municipal. Acreditamos que somente em rede podemos avançar”, explica a diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas, Dayane Reis.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *