loading

Paraty: Ana Bueno apresenta requalificação da merenda

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável realizou, nesta quinta-feira (5/11), o VI Encontro de Comitês Gestores. Realizado em São Paulo (SP), o encontro debateu ações para melhoria da educação, a sustentabilidade do equilíbrio fiscal nas cidades e o engajamento do cidadão.

A primeira-dama de Paraty (RJ), a chef Ana Bueno, apresentou o programa educativo da Folia Gastronômica, que trata sobre a requalificação da merenda escolar na cidade, além de valorizar a cultura local.

No início de 2014, Bueno visitou todas as escolas municipais da cidade, com o objetivo de produzir um caderno de receitas e memórias com a participação das crianças. Além disso, passou a convidar as merendeiras para participarem das aulas com chefs de todo o Brasil durante a Folia Gastronômica.

Por meio dessas visitas, foi constado que o cardápio da merenda escolar, oferecido para as crianças, era sempre o mesmo. Dessa forma, iniciou-se uma ação para oferecer uma alimentação diversificada, saudável e, ainda, valorizando os ingredientes locais.

Segundo a chef, a prefeitura firmou duas parcerias. Uma entre os agricultores locais, que passaram a fornecer peixes e legumes variados para a alimentação. E, a outra, com o Polo Gastronômico da cidade. Essa última proporcionou a participação de chefs de cozinha, de forma voluntária, na requalificação dessa merenda. Atualmente são cerca de 30 chefs padrinhos de escolas, que acompanham todo o processo de produção da merenda. Dentre as ações, estão as visitas periódicas às escolas e a supervisão do trabalho de melhoria da alimentação, com orientações para os profissionais do setor. Além disso, as escolas estão sendo incentivadas a instalar e cultivar herbários em seus espaços.

“Hoje temos um cardápio variado, com refeições diferentes ao longo de 5 semanas. São de 16 a 18 legumes semanalmente, antes eram apenas quatro. Além disso, houve a compra de equipamentos, fogões, geladeiras. A satisfação das merendeiras e das crianças é clara”, disse.

Os alunos produziram o Jornal de Comer, sobre a cultura e a história gastronômica de suas famílias e também da região em que estão inseridos. O projeto conta com a parceria da Comunitas..

Os comentários estão desativados.