loading

Ações desenvolvidas pela Comunitas na área da saúde inspiram Governo de SP

A expertise obtida com o desenvolvimento da Rede Bem Cuidar, em parceria com a Comunitas e a Prefeitura de Pelotas, foi fundamental para o parceiro técnico da Comunitas, Instituto Tellus, fechar a parceria com o Estado de SP.

Parceiro da Comunitas, o Instituto Tellus ganhou uma licitação para apoiar no desenvolvimento de protocolos e treinamentos do programa “Saúde em Ação”, parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa realizará 163 obras na área da saúde, entre a construção e reformas de clínicas (unidades básicas de saúde) e de hospitais.

O programa prevê a realização de obras de construção e reformas de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nas regiões do Vale do Jurumirim, Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte. Além disso, será realizada a reorganização dos fluxos de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa.

A expertise do Tellus no redesenho de planejamentos em saúde veio por meio do desenvolvimento da Rede Bem Cuidar – uma parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Pelotas (RS), que contou com a parceria técnica do instituto.

A Rede Bem Cuidar desenvolveu um novo conceito de atendimento para a saúde pelotense, ao promover qualidade e inovação nos serviços públicos de saúde do município de Pelotas, com o envolvimento dos gestores, funcionários públicos e sociedade civil, em oficinas de cocriação de ideias e soluções, tornando o atendimento ao usuário mais ágil e humanizado.

“A atenção primária na saúde ganha cada vez mais relevância na política pública de prevenção, e com isso é fundamental o desenvolvimento de soluções inovadoras centradas no usuário com o objetivo de serem mais resolutivas e acolhedoras para os cidadãos. Parte importante deste processo de inovação é a cocriação e escuta dos cidadãos durante todo o processo para que eles sejam ouvidos, bem como criem o senso de pertencimento para sustentabilidade no longo prazo das soluções”, explica o cofundador e diretor do Grupo Tellus, Germano Guimarães.

Por elevar a qualidade dos serviços ofertados e focar em ações que contribuam para a prevenção de doenças, a Rede Bem Cuidar ganhou destaque nacional e internacionalmente. A iniciativa foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde, em 2015. O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira.

Com informações da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de SP.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *