loading

Em Curitiba, seminário discute comunicação pública e prefeitura inaugura primeiro coworking público do Brasil

Com apoio da Comunitas, evento debateu ações de aprimoramento da comunicação entre governo e população.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Na última quarta-feira (22), nomes importantes da gestão pública e da publicidade reuniram-se para participar do Seminário Comunicação & Engajamento – Governo e Sociedade, realizado em Curitiba (PR).

Estiveram presentes no evento Rafael Greca, prefeito de Curitiba, Luiz Lara, sócio de uma das maiores agências de publicidade do país, a Lew Lara TBWA, Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, além de secretários municipais e líderes do setor privado.

Promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), e com apoio da Comunitas, o encontro foi realizado com o objetivo de discutir o aprimoramento da comunicação entre o governo e sociedade civil em meio à crise política brasileira atual, considerando desafios e oportunidades ofertadas pela tecnologia.

Durante sua palestra, Lara explicou que para que haja comunicação com foco em interesse público, é necessário um cruzamento de habilidades entre a gestão pública, com os mecanismos de legislação e execução para garantir a continuidade das ideias; a iniciativa privada, com conhecimento em estratégia de marca, táticas de comunicação e avaliação de resultados; e o terceiro setor, com a experiência em “causas” e “bandeiras” de diversos tipos.

Segundo Lara, existem grandes benefícios de transformar o interesse público em produto, fazendo com que a ideia inicial torne-se um propósito e, ao final, transforme-se em relacionamento para o poder municipal e sentimento de pertencimento para os moradores. “A causa ganha em audiência, a sociedade ganha em empoderamento e a gestão pública ganha em relacionamento”, disse.

Primeiro coworking público do país

Após o seminário, Rafael Greca inaugurou o Worktiba, primeiro coworking público do Brasil. A criação do espaço faz parte da estratégia municipal de ofertar uma administração pública menos burocrática, com mais inovação e resultados, gerando negócios para a cidade.

A iniciativa não teve custo para a prefeitura, que reutilizou móveis e estruturas já existentes na administração pública. No total, são 35 estações de trabalho e dez estações completas com computadores, além de impressora, mesa para reunião, telefone fixo e um atendente disponível permanentemente.

O Worktiba atenderá 45 empresas de cunho social da cidade, que serão selecionadas via edital. As organizações elegidas não terão custo para a utilização da estrutura.

 

Com informações do portal Prefeitura de Curitiba.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. Presente nas cidades de São Paulo, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Paraty, Santos, Teresina, Juiz de Fora, Campinas, Itirapina e Pelotas, a iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

 

Cadastre-se na plataforma Rede Juntos e acesse conteúdos exclusivos sobre gestão pública: juntos.plurall.net

Os comentários estão desativados.