loading

Paraty forma 40 coordenadores pedagógicos por meio do Juntos

Cerca de 40 gestores de escolas participaram, nesta quarta-feira, 09 de dezembro, da formatura do projeto de formação continuada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria técnica com os Parceiros da Educação.

Durante o evento, a secretária de Educação de Paraty, Eliane Tomé, lembrou o esforço da administração atual para promover a qualificação dos professores. Como outras iniciativas importantes, ela citou a formação dos alfabetizadores, as expectativas de aprendizagem em línguas portuguesa e matemática e a ampliação do Azul Marinho.

Eliane também parabenizou os gestores das escolas de Paraty pela sua dedicação à formação continuada. “Muita coisa, dos dez encontros que realizamos, vai transformar o trabalho nas salas de aula”, disse.

A diretora da Argento Educação e Informação, Rosana Argento, disse estar muito feliz pelo resultado do trabalho realizado em Paraty. “Tudo o que acontece na escola não sai apenas da sala do diretor, é resultado de um trabalho conjunto com a comunidade escolar. Espero que em 2016 possamos implementar os projetos políticos pedagógicos que foram definidos nas escolas.”

O representante do Parceiros da Educação, Marcus Costa, disse que o primeiro passo para o sucesso do curso de gestão foi estabelecer um caminho para cada escola trilhar. Ele ressaltou a importância de outras iniciativas de qualificação, como a construção das expectativas mínimas de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. Segundo Costa, também é importante mensurar os avanços na educação, com indicadores como Ideb, para que as parcerias se renovem.

Costa fez, por fim, um agradecimento à Comunitas, pelo apoio ao projeto, por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Presente ao evento, o presidente da Câmara, Luciano Vidal, parabenizou todos os envolvidos no projeto de qualificação dos gestores e antecipou que, na próxima segunda-feira, o Legislativo deve dar uma contribuição importante para a melhoria da educação no município, com a aprovação do Plano Municipal de Educação.

No fim da formatura, três escolas sorteadas pela Secretaria de Educação apresentaram os projetos políticos pedagógicos desenvolvidos ao longo deste ano: Pequenina Calixto, José Carlos Porto (Taquari) e Pingo de Gente 1.

Os gestores da escola José Carlos Porto, por exemplo, destacaram entre os avanços da unidade a reativação da APM, a criação do conselho escolar, a sala de reforço, o programa mais educação – com atividades de dança, horta, xadrez e o self service na merenda escolar.

O evento terminou com uma homenagem à educadora Amélia Bórgia, coordenadora da formação continuada dos gestores. “Eu me sinto lisonjeada e emocionada pelo carinho de vocês e por esse exemplo de construção coletiva na educação”, disse ela.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paraty

Os comentários estão desativados.