Logo Comunitas

11 motivos para uma empresa participar do grupo BISC

10/12/2019

Reconhecido como uma das mais importantes pesquisas sobre o Investimento Social Corporativo brasileiro, o BISC é hoje não somente uma análise dos dados anuais das organizações, mas um conjunto de estratégias para definir parâmetros e comparações sobre o perfil do investimento social privado no Brasil.

O BISC já analisou mais de 10 anos do investimento social corporativo brasileiro, com a participação de mais de 400 grandes empresas. A pesquisa é coordenada pela especialista Anna Peliano, socióloga com mais de 40 anos de experiência na área.

Confira a linha do tempo de 10 anos do BISC.

Além de um relatório anual completo, a rede BISC oferece diversos mecanismos para que a iniciativa privada possa aprimorar a gestão, qualidade e impacto do investimento social, influenciando, decididamente, na eficácia do gasto, além de permitir que o responsável pelo investimento compreenda como e onde investir de forma mais aperfeiçoada. Em 2019, houve a transição da pesquisa para uma plataforma digital completa que pode ser utilizada por toda a rede para comparação de dados em tempo real.

Abaixo listamos 11 formas que o BISC pode apoiar a sua rede. Confira:

 

# Ampliação dos impactos sociais

O questionário é formulado de tal maneira que, em seu processo de preenchimento, fornece insumos, sugestões e caminhos do que pode ser feito em termos de investimento social.

 

# Dados e relatórios individuais

A equipe BISC analisa alguns resultados individuais da organização e encaminha um relatório específico que permite à empresa acompanhar e comparar seus resultados com outras empresas do mesmo setor e com o conjunto das empresas que respondem à pesquisa.

 

# Visitas para análises específicas

O formato do encontro é definido em comum acordo entre a organização respondente e a equipe BISC. Nesta etapa são levantadas informações qualitativas dos respondentes que podem ser inseridas no relatório e que subsidiam a análise dos resultados obtidos por meio do questionário.

 

# Grupo de debate exclusivo

Os participantes do BISC são convidados a participar de encontros promovidos pelo Grupo de Debates, sendo reconhecido como uma boa oportunidade para troca de experiências entre pares e para reflexão sobre suas estratégias e práticas de investimento social. O formato desses encontros é um fórum de discussão, na qual a Comunitas se responsabiliza a apresentar informações que subsidiarão as reflexões. Até o momento, foram realizados 13 encontros.

 

#5  Participação no Encontro de Líderes

Convite delegado à liderança da empresa parceira. O Encontro de Líderes, promovido anualmente pela Comunitas, reúne influentes líderes corporativos e representantes públicos, com o objetivo de refletir sobre a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento do país, que foque na sustentabilidade das ações. O evento discute projetos e tendências do investimento social corporativo e propõe uma articulação com a gestão pública e os principais tomadores de decisão das ações sociais estratégicas empreendidas por grandes empresas.

 

# Relatório geral de pesquisa

Todas as ações, processos e valores gerados e sua respectiva sistematização, resultam no relatório geral de pesquisa.

 

# Rede BISC, nacional e internacional

Para além da rede BISC, que abrange os respondentes da pesquisa, a Comunitas possui como parceiro internacional o CECP, organização sediada nos EUA que aplica uma pesquisa correlata que inspirou nossa metodologia. A partir do alinhamento de algumas variáveis, tornou-se possível comparar o grupo de empresas brasileiras que compõe o BISC com empresas internacionais que respondem a pesquisa do CECP (denominada Giving Numbers). Os parceiros podem acionar a Comunitas caso queiram intercambiar informações, projetos e estabelecer parcerias com pares do BISC e do CECP.

 

#8  Plataforma digital com destaques do investimento

Em 2019, o BISC tornou-se digital, por isso disponibiliza os últimos dados do investimento social corporativo em uma plataforma digital aberta, com gráficos dinâmicos. No local, o usuário pode conferir os Destaques, onde a equipe BISC apresenta os principais achados da pesquisa, para que o público possa qualificar o processo de tomada de decisão e reflexão com mais celeridade no que se refere ao futuro de seus investimentos sociais.

 

#9 Plataforma externa de divulgação

A plataforma BISC é um espaço de publicização de conteúdos sobre Investimento Social e de divulgação das ações realizadas pelas empresas parceiras, por meio de entrevistas, artigos e compartilhamento de cases.

 

#10  Acompanhamento digital dos dados

A permanência da empresa no BISC possibilita a construção de séries históricas, que ficam disponíveis em uma plataforma digital exclusiva para parceiros BISC. O acompanhamento em médio e longo viabiliza o aprofundamento da empresa em sua própria realidade, potencializa o aprimoramento de suas práticas e potencializa a sua capacidade de prever os rumos do Investimento Social. Assim o BISC fornece muito mais do que uma fotografia momentânea da realidade do Investimento Social da sua organização.

 

#11  Palestras e workshops para empresas

A Equipe BISC está à disposição do parceiro para compartilhar conhecimento sobre Investimento Social e a pesquisa BISC, em diversos espaços de interesse da empresa.

 

 

*Bônus: criação de programa de aprimoramento da gestão pública

As reflexões promovidas pelo BISC culminaram, inclusive, na criação do Programa Juntos, iniciativa liderada pela Comunitas que apoia governos municipais e estaduais no aprimoramento de suas gestões.

Em 2012, durante o 5º Encontro de Líderes promovido pela Comunitas, foram apresentados os resultados do relatório BISC daquele ano. Na ocasião, a pesquisa apresentada partia do tema “Parcerias com as organizações da sociedade civil”. Com os resultados expostos, o grupo de líderes e acionistas de empresas brasileiras ali presentes chegou ao consenso de que existia uma oportunidade de geração de impacto sistêmico a partir da qualificação dos investimentos sociais corporativos e da atuação em parcerias com as administrações públicas.

Essa grande aliança de líderes empresariais não investe somente recursos financeiros nos projetos, mas, também, toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Conheça o Programa Juntos.

Últimas notícias:

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...

Liderada pela Comunitas, Jornada para Futuros Prefeitos chega na reta final | Saiba como está sendo

Após um mês de aprendizagem, a Jornada para Futuros Prefeitos está chegando ao fim. Lançada em...

Assine nossa Newsletter:

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Contato

Tel:(11) 3372-4313

mail: