loading

1 ano de Pacto Pelotas pela Paz: conheça 5 conquistas da iniciativa

O Pacto Pelotas Pela Paz, iniciativa do Prefeitura Municipal que conta com apoio da Comunitas, completou 1 ano mobilizando a sociedade pelotense a participar ativamente da luta contra a violência na cidade.

Saiba mais: Um ano de trabalho coletivo pela paz

Conheça algumas conquistas do Pacto, que possui como grande objetivo, diminuir as taxas de violência da cidade de Pelotas e, também, transformar a maneira como as administrações municipais lidam com a questão de segurança.

Saiba mais: Como as cidades brasileiras podem assumir seu papel na segurança pública? Conheça o Pacto Pelotas pela Paz

 

#1 Aproximar a relação entre pais e filhos


Foto: Marcel Ávila | Prefeitura de Pelotas

Com o método “Conte Comigo, que, entre suas definições, utiliza livros de imagens com o objetivo de prevenir a violência infantil, pais e responsáveis estreitam vínculos familiares, por meio de leituras dirigidas, e a compreensão do desenvolvimento infantil, através de atividades lúdicas com as famílias e nas escolas.

“É um tempo só nosso, que eu paro pra ficar ali, com ela. Às vezes, vemos o livro dez vezes porque ela termina e pede pra olhar de novo. Quando digo que vamos sair pra vir pegar um novo livrinho, ela já fica feliz. Isso nos aproximou ainda mais”, comentou Rosa dos Santos, mãe de Milena, de 2 anos e 10 meses.

Parte dessas crianças e famílias serão acompanhadas e monitoradas, num estudo inédito no país, já que essa é a primeira vez que o Conte Comigo é aplicado no Brasil.

 Saiba mais: Inédito no país, Pelotas terá estudo para prevenir violência com base em evidências científicas 

 

#2 Reunir todos os membros dos órgãos de segurança da cidade


Foto: Gustavo Vara | Prefeitura de Pelotas

Integrantes do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) unificam a mesa de debate sobre as polícias públicas do Pacto Pelotas pela Paz. Os encontros servem para o compartilhamento de informações entre os órgãos de prevenção e repressão à violência, respectivamente.

Cada grupo reúne-se sistematicamente para avaliação dos indicadores de criminalidade, conforme as peculiaridades do eixo Policiamento e Justiça e o de Prevenção Social. A análise é compartilhada para permitir aos colaboradores envolvidos nos dois segmentos uma visão completa das metodologias criadas para a redução dos índices de violência, da vulnerabilidade juvenil e da reincidência ao crime.

 Saiba mais: Pela primeira vez, Pacto Pelotas pela Paz reúne todos os membros dos órgãos de segurança da cidade 

 

#3 Apoio de organização internacional

Para o Pacto de desenvolver amplamente, conta com o apoio de diversos parceiros nacionais (clique aqui e confira). E, por meio da Comunitas, também ganhou o importante apoio da Open Society Foundations (OSF).

Essa nova fase dos trabalhos auxiliará a prefeitura em ações como a repactuação das metas e fluxos de gestão e monitoramento do projeto, construção de grandes atividades de mobilização social e institucional, treinamento de servidores públicos envolvidos com a aplicação das estratégias, além da criação de espaços para a participação do cidadão na gestão do Pacto – fortalecendo o engajamento da população pelotense, um dos pontos fundamentais do projeto. Além disso, com esse apoio, também serão realizadas ações com foco em diminuição de homicídios e, também, criação de metodologias para acompanhamento das questões de gênero, raça e juventude.

 Saiba mais: Com apoio de organização internacional, nova etapa do Pacto Pelotas pela Paz é lançada 

 

#4 Prevenir violência com base em evidências


Foto: Gustavo Vara | Prefeitura de Pelotas

Para estruturar a intervenção em segurança pública, Pelotas compreendeu qual é a dinâmica da criminalidade na cidade. Apenas entendendo os fatores relacionados ao problema é que se torna possível pensar em soluções.

Identificado os problemas prioritários, o Instituto Cidade Segura, parceiro técnico da Comunitas no desenvolvimento do Pacto, passou a buscar nas experiências exitosas internacionais e nacionais, projetos desenvolvidos sobre problemas semelhantes aos existentes em Pelotas.

Para superar o denominado Modelo Tradicional de Segurança Pública, ou seja, aquele que utiliza muito pouco conhecimento científico na tomada de decisão, foram utilizados princípios da Segurança Pública Baseada em Evidências. Foram consultadas bases internacionais científicas sobre policiamento e prevenção à violência, com o intuito de identificar evidências de estratégias eficientes para esses problemas.

 Saiba mais: Inédito no país, Pelotas terá estudo para prevenir violência com base em evidências científicas 

 

#5 Envolvimento de toda cidade no combate à violência


Foto: Gustavo Mansur | Prefeitura de Pelotas

O Pacto Pelotas pela Paz é um conjunto de estratégias desenvolvidas para redução da criminalidade a partir de ações movidas por toda a sociedade no município.

O engajamento de órgãos como universidades, gestores e servidores das Secretarias municipais de Proteção Social, Saúde, Educação e Desporto, Cultura e Assistência Social, além de centenas de lideranças comunitárias, empresários, membros e associações culturais, é fundamental para a efetividade e sustentabilidade das ações do Pacto. Conheça algumas instituições que estão mobilizadas:

  • Brigada Militar
  • Polícia Civil
  • Corpo de Bombeiros
  • Superintendência de Serviços Penitenciários
  • Instituto Geral de Perícias
  • Polícia Federal
  • Polícia Rodoviária Federal
  • Ministério Público
  • Poder Judiciário
  • OAB Pelotas
  • Exército
  • Consepro Pelotas
  • Guarda Municipal
  • Brigada Militar
  • Secretária de Transporte e Trânsito (STT)
  • Secretária de Segurança Pública (SSP)
  • Secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU)
  • Vigilância sanitária (Visa/SMS)

 Saiba mais: Pacto Pelotas pela Paz 

 

*Bônus

Servir de inspiração para outras cidades

Os resultados obtidos com as ações do Pacto Pelotas pela Paz chamaram atenção do país e serviram de inspiração para outras cidades da rede da rede Juntos.

Com apoio da Comunitas, a Prefeitura de Niterói lançou recentemente os projetos do Pacto Niterói Contra a Violência, um conjunto de estratégias integradas de prevenção a violência, para promover inclusão social e redução dos índices de criminalidade.

 Saiba mais: Com apoio da Comunitas, prefeitura lança Pacto Niterói Contra a Violência 

Já a Prefeitura de Paraty, também com o apoio da Comunitas, lançou o Pacto pela Paz de Paraty – que contém iniciativas de prevenção e combate à violência na localidade. A mais recente é o Observatório de Prevenção à Violência, plataforma que associa informações georreferenciadas dos vários serviços de atendimento da Prefeitura, como as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar.

 Saiba mais: Paraty lança observatório para prevenção à violência 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *