loading

Webinário | Secretário da fazenda de Porto Alegre e economista da Firjan discutem crise fiscal brasileira

Plataforma receberá discussão online com a presença de Leonardo Busatto e Guilherme Mercês para discutir os resultados do índice apresentado pela Firjan na última semana

Segundo Índice de Gestão Fiscal da Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), divulgado na última semana, 86% das prefeituras brasileiras estão em situação financeira crítica. E, para tratar desse tema, em uma discussão on-line, o gerente de estudos econômicos da FIRJAN, Guilherme Mercês vai participar de um debate com o secretário de Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto.

 

A conversa acontece na próxima quinta-feira (24), a partir das 18 horas, por meio da plataforma Rede Juntos, desenvolvida pela Comunitas, para ampliar a discussão acerca de gestão pública brasileira. Confirme sua presença aqui.

 

A busca pelo equilíbrio das contas é a primeira frente de trabalho desenvolvida do Programa Juntos nas cidades em que atua. Essa frente compreende o balanceamento das contas públicas por meio do gerenciamento matricial de despesas e receitas, composto por um conjunto de ações interligadas cuja função é garantir maior eficiência no controle das finanças e proporcionar capacidade de investimento às prefeituras. Porto Alegre, assim como as demais cidades que fazem parte da rede e tem atuado para consolidar uma sistemática de acompanhamento e avaliação intensiva da política fiscal do município, tendo em vistas a execução efetiva e aperfeiçoamento contínuo das medidas de equilíbrio fiscal, financeiro e orçamentário. A cidade apresentou o conceito B no índice, ou seja, foi definida como uma boa gestão.

Índice Firjan

O Índice FIRJAN é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a situação fiscal do município. Cada um deles é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, com resultados superiores a 0,8 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,8 e 0,6 ponto), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,6 e 0,4 ponto) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).

Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.
Dentre suas ações, está o Programa Juntos que reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Juntos está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *