loading

Webinário: professor da FGV aborda a gestão pública durante a crise brasileira

Doutor em Ciências Políticas e atual Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas, Fernando Abrúcio foi responsável por ministrar o primeiro webnário realizado na Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão, no último dia 15 de março.

Com o tema “Gestão em Tempos de Crise”, o especialista abordou como pensar a administração pública em meio à crise social, econômica e política enfrentada pelo país, atualmente. Segundo ele, o ponto central para o enfrentamento do momento é reconstruir a legitimidade do governo, para curto e longo prazo, sendo o primeiro passo criar mecanismos a partir dos quais os governos possam tornar-se mais permeáveis à sociedade, estando abertos à ideia do open government.

O Juntos desenvolve ações de ampliação do engajamento da sociedade civil no poder público.

Abrúcio explicou que o primeiro ponto para a administração pública é pensar em reforçar, aprimorar e inovar os mecanismos de maior contato entre governo e sociedade. O segundo é encontrar os mecanismos de gestão que sejam capazes de melhorar os objetivos da administração pública – economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade e empoderamento.

“Eu insisto em dizer que não se trata apenas de dizer que, durante a crise, temos menos recursos e pronto, por que se ficarmos apenas nesse discurso, a gestão não serviria de nada, bastaria cortar os gastos. Gestão envolve ferramentas, instrumentos e capacitação, mas, não apenas isso, é a competência empreendedora de diagnosticar os problemas e encontrar soluções. Em momentos de crise é que vemos a relevância de uma gestão eficiente”, completa.

Para o especialista, somente haverá melhora na gestão pública caso as políticas sejam construídas baseadas em evidência e inovação, principalmente em governos de nível municipal. Para ele, as ações vão além de questões mais práticas, como impedir o desperdício de recursos públicos, mas também o desenvolvimento de uma articulação intermunicipal para a resolução e aprimoramento de processos – como a criação de consórcios entre pequenos municípios para a compra de merenda escolar ou criação de material didático, exemplifica Abrúcio.

Conheças as ações desenvolvidas pelo Juntos na busca pelo Equilíbrio Fiscal nos municípios

“A maior parte dos serviços públicos é prestado em âmbito municipal. É onde, em tempos de crise, o termômetro sobre como está a sociedade é mais preciso. Então, se quisermos discutir sobre administração pública, nesse momento, acho que o foco principal é melhorar a qualidade da gestão municipal. A discussão do Juntos tem a ver com isso”, disse Abrúcio.

 

Clique aqui e veja o webnário completo.

 

 

Sobre Fernando Abrúcio

Fernando Luiz Abrucio é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000). É professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (SP) desde 1995, ocupando atualmente o cargo de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. Confira seu currículo completo clicando aqui.

 

#RedeJuntos

Além de um local que reúne conteúdo especializado em gestão pública, a plataforma Rede Juntos nasceu com o objetivo de ampliar, ainda mais, o espaço de troca entre administradores públicos – estes que acredita-se ser os verdadeiros agentes da transformação da gestão pública brasileira.

A plataforma está em fase de desenvolvimento e testes para aprimorar, cada vez, mais suas ferramentas e capacidades. Por esse motivo, ainda passará por atualizações e implantação de novas funcionalidades. Os materiais disponibilizados relativos aos cases do Programa Juntos, como cartilhas, vídeos e documentos, serão complementados. Será viabilizado um espaço para que os interessados cessem suas dúvidas, de forma estruturada, com a possibilidade de a resposta ser do próprio criador ou gerenciador da ação, como prefeitos e secretários.

Cadastre-se e acompanhe a agenda de novos conteúdos: juntos.plurall.net

Os comentários estão desativados.