loading

Visando engajar a população no poder público, Pelotas realiza consulta pública

Mobilizar e engajar a população nas tomadas de decisão da gestão pública é uma das principais intenções do Programa Juntos, que acredita que o envolvimento do setor público, da iniciativa privada e sociedade civil em torno de um mesmo objetivo, é essencial para a criação de uma governança compartilhada, resultando em políticas públicas que contemplem todas as esferas da sociedade.

Por esse motivo, o programa incentiva projetos que promovem o envolvimento da sociedade. É o caso da consulta pública realizada pela Prefeitura de Pelotas (RS), por meio do Colab, ferramenta digital que permite ao cidadão ter acesso direto à prefeitura.

Com apoio do Juntos, os pelotenses puderam decidir quanto à implementação de uma ciclofaixa na orla da cidade, podendo escolher a opção junto ao canteiro central da avenida da praia do Laranjal ou o compartilhamento do Calçadão entre ciclistas e pedestres.

A votação ficou aberta por quase dois meses, e com 77% dos 669 votos registrados, os votantes escolheram que as bicicletas andem junto ao canteiro central.

Durante todo processo de consulta pública, a Ouvidoria da prefeitura manteve atendimento direto à população para todos que quisessem participar e não tivessem acesso ao Colab.

Colab em Pelotas

Essa foi a segunda consulta pública realizada pela Prefeitura de Pelotas, com o Colab. Na primeira, os pelotenses puderam decidir sobre um estacionamento nas laterais de uma das principais avenidas da cidade, a Bento Gonçalves. Ao final, a maioria escolheu o traçado de uma terceira pista de rolamento nos dois lados da via, ao invés de permitir, durante o dia, estacionamento junto aos meios-fios das calçadas. A decisão ajudou na fluidez do trânsito naquela avenida.

Para além de consultas públicas, o Colab é uma ferramenta que facilita a comunicação entre a sociedade e o poder público. Está disponível 24 horas por dia, de forma digital, possibilitando que o cidadão seja um agente fiscalizador no cuidado com a cidade.

Na plataforma, a população pode acionar a prefeitura com a identificação de demandas do dia-a-dia, como problemas nas vias e calçadas, bueiros ou limpeza urbana. Além de poder acompanhar todo o processo de resolução das queixas e enviar soluções, empoderando seu papel de cidadão. Pelotas lidera o atendimento das demandas, com 90,3% de casos solucionados.

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

#RedeJuntos Cadastre-se e acompanhe conteúdos exclusivos em gestão pública.

Os comentários estão desativados.