loading

Teresina 165 | Conheça as ações do Juntos em parceria com a capital do Piauí

Do surgimento de uma vila, passando pela característica de ser a primeira capital planejada do país, até tornar-se a 7ª capital mais rica do nordeste, segundo o IBGE, em 2014: Teresina (PI) completa 165 anos nesta quarta.

 

Foto: Embratur

Com o privilégio de estar localizada no encontro de dois rios – Poti e Parnaíba, Teresina é uma das mais prósperas cidades brasileiras. E foi nesse local que o Programa Juntos desembarcou, em julho de 2014, para apoiar a prefeitura em seu desenvolvimento sustentável. De lá até os dias atuais, a parceria entre o programa e a Prefeitura de Teresina trouxe resultados animadores.

Busca pelo equilíbrio das contas

Com a frente de Equilíbrio Fiscal, foram realizadas ações focadas em crescimento de receita, redução de despesas e redesenho de processos. Como resultado, a Receita própria do município aumentou em 6%, de 2013 para 2016, e a meta foi ampliada em 78 milhões em relação ao ciclo anterior. Já na frente de Despesas, o resultado acumulado até fevereiro de 2017 demonstra um ganho de R$ 25,2 milhões. Esse resultado contribuiu, de forma significativa, para o aumento dos serviços à população na área da saúde, em 2016, com a ampliação de 14% no número de leitos hospitalares.

LEIA MAIS: Bate-Bola | Secretário de Finanças de Teresina comenta o desafio do equilíbrio das contas

Promoção do engajamento cidadão

Com dados revelando que 65% das vítimas de homicídios da cidade eram jovens, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o Juntos apoiou a prefeitura no lançamento do desafio “Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?“. A iniciativa mirou promover a participação da população jovem na discussão sobre políticas públicas voltadas para a construção de uma cultura de paz na cidade.

O desafio lançado recebeu mais de 30 mil acessos, 173 propostas e aproximadamente 5,5 mil votos na plataforma Teresina e-você. As 10 soluções mais votadas receberam R$ 5 mil, cada, para seu desenvolvimento e os jovens que propuseram as ações ganharam mil reais, como incentivo.

LEIA MAIS: Jovem de projeto selecionado com apoio do Juntos é campeão brasileiro de atletismo

 Formando novas lideranças

O Programa Juntos também acredita nos servidores como atores estratégicos na consolidação de uma verdadeira transformação cultural na gestão pública, e que o fortalecimento desses indivíduos contribui para a formação das novas lideranças públicas brasileiras. Isso acarreta em um melhor desenvolvimento da gestão pública local. Dessa forma, a Comunitas apoia às prefeituras, por meio de bolsas de estudos, além de encontros e reuniões.

A Prefeitura de Teresina contou com quatro bolsistas: Washington Bonfim (secretário de Planejamento), Fábio Nery (na época, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Alexandre de Sousa (coordenador Especial de Receitas) e Eduardo Speeden (assessor de apoio à coordenação da Secretaria de Planejamento).

LEIA MAIS: Gestores de Teresina destacam conhecimento adquirido no MLG

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *