loading

São Paulo 464 | Estamos juntos com a maior cidade do país

O Programa Juntos parabeniza a cidade de São Paulo e demonstra os resultados obtidos por meio da parceria com a prefeitura paulistana.

Foto: Rafael Neddermeyer

São Paulo está de parabéns: são 464 anos acolhendo pessoas de diversas partes do mundo, tornando-se a cidade mais populosa e multicultural do país.

E a primeira ação da parceria entre o Programa Juntos e a Prefeitura de São Paulo, iniciada em 2017, foi para, justamente, promover a participação desse cidadão nas decisões do governo paulistano.

Com o apoio do Juntos no desenvolvimento do Programa de Metas 2017-2020, foi realizado uma consulta pública para aproximar o cidadão das decisões da gestão e trazê-lo para participar da construção do programa, além de incentivá-lo a acompanhar as metas definidas ao longo dos quatro anos de gestão. Dessa forma, amplia-se a transparência e o controle social e o planejamento torna-se mais alinhado aos anseios da população. Como resultado, o processo obteve aproximadamente 24 mil sugestões da sociedade civil, recebidas por meio de audiências, plataformas digitais, e-mails, ofícios e cartas. Foi a maior participação popular desde que o Programa de Metas se tornou exigência no município, em 2008.

A participação popular fez a gestão do prefeito Doria criar ou alterar quatro das metas definidas inicialmente.
Metas que, também, foram definidas com apoio do Juntos. A atuação do programa auxiliou a cidade a compreender os atuais e futuros desafios a se enfrentar, construindo uma visão estratégica para os projetos municipais, com diretrizes, metas e indicadores. A versão final do plano foi dividida em 5 eixos, contendo 53 metas, 71 projetos estratégicos e 487 linhas de ação, que incluem 344 intervenções urbanas.

Mas esse planejamento precisa sair do papel, correto? Por esse motivo, o Juntos apoiou no estabelecimento de um modelo de governança interno, capaz de colocar as metas em prática e entregar resultados à população, dentro dos prazos e orçamentos definidos, focalizados, prioritariamente, nos aspectos que traduzem a melhoria da qualidade de vida da população, além de fazer o monitoramento de forma transparente, permitindo a participação e controle da sociedade civil.

Para auxiliar, ainda mais, na ampliação da transparência da prefeitura municipal, o Juntos apoiou a revisão do Índice de Dados Abertos para a cidade de São Paulo. A iniciativa da sociedade civil busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversas cidades ao redor do mundo, identificando os gargalos existentes na gestão de dados e auxiliando as administrações municipais a ultrapassar os obstáculos para a formulação de uma verdadeira política de transparência.

São Paulo é conhecida como uma cidade onde as coisas acontecem rápido. E, com o Juntos, será ainda mais. A Comunitas apoia na estruturação de toda a frente de trabalho do Aprova Rápido, projeto que reduz o tempo de emissão do alvará de novas grandes construções imobiliárias, com área igual ou superior a 1.500m².

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *