loading

Santos divulga resultado do Orçamento Participativo

Na última sexta-feira (5), a Prefeitura de Santos divulgou o resultado do Orçamento Participativo (OP), realizado em parceria com o Juntos e o Colab entre os meses de abril e julho. Ao todo, mais de nove mil pessoas votaram em projetos que receberão R$ 10 milhões de investimento no ano que vem.

O processo de escolha foi dividido em cinco regiões administrativas da cidade: Área Continental, Morros, Região Central e Histórica, Zona Noroeste e Zona da Orla e Intermediária (ZOI) e segmentadas pelas áreas de educação; saúde; assistência social e cidadania; cultura e esportes; e infraestrutura e serviços públicos. Cada área receberá R$ 2 milhões para executar os projetos mais votados.

Na ZOI, 50% dos moradores decidiram que o mais importante para o bairro nesse momento é equipar a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste. Com o investimento, a prefeitura consegue melhorar as condições do local e aprimorar todo o atendimento da população na rede básica de saúde.

Já na Zona Norte, a pavimentação e os serviços de drenagem de ruas foram definidos como a principal demanda por 59% dos participantes, devido aos desgastes no asfalto provocados por períodos de chuva e que acabam gerando transtornos no dia a dia da população.

Reformar e melhorar a UME Martins Fontes foi a solicitação de 70% dos votantes da Região dos Morros. Com essa melhoria, mais de 300 alunos serão beneficiados.

Com 66% dos votos, a Região Central pediu a reforma e a ampliação do Salão Autoestima, que oferece cursos profissionalizantes na área da beleza. A obra vai adequar o local e aumentar o número de participantes.

Já na Área Continental, 73% dos moradores querem que seja construído o Centro Esportivo e Náutico na Praça do Portinho, em Caruara, para suprir uma carência da região e contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população.

Um grande destaque no processo foi a participação de jovens e adolescentes, que representaram 44% do total. Essa adesão foi impulsionada com as estações de votação itinerantes, disponibilizadas pela prefeitura, que passaram por diversas locais públicos, inclusive escolas, com o intuito de estimular a população a participar. Com relação aos bairros mais engajados, Vila Nova e Rádio Clube lideraram o ranking.

Para votar, os moradores precisavam se cadastrar no Colab.re, no site http://www.colab.re/BR/SP/Santos ou baixar o aplicativo disponível no Google Play e no App Store,  informar nome completo, e-mail e CPF. Durante a escolha também era possível enviar um descritivo com sugestões de melhorias para a cidade – a prefeitura recebeu mais de duas mil propostas.

O Colab é parceiro técnico da Comunitas, idealizadora do programa Juntos e é uma ferramenta que permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade.

Os comentários estão desativados.