loading

Santos alcança o menor índice de mortalidade infantil da história da cidade

Santos é uma das três cidades da Baixada Santista que melhoraram o índice; a mortalidade infantil é o principal indicador da saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Santos alcançou a menor taxa de mortalidade infantil da história da cidade, com 8,2 óbitos para cada mil nascidos vivos menores de 1 ano. A taxa está dentro do padrão indicado pela OMS, de até dez por mil.

Os dados são deste ano – contabilizados até o último dia 23, e fazem parte do levantamento prévio da Secretaria Estadual da Saúde, a partir de cruzamentos de informações dos Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (Sinasc).

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa atribuiu a redução do índice à ampliação da rede de saúde municipal e aos resultados do programa Mãe Santista, instituído em 2014. “Todas as gestantes são acompanhadas durante a gravidez e até a criança completar 2 anos de idade”.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, cita que a iniciativa santista estimula que as gestantes façam todos os exames pré-natais e serve para ajustar ações da pasta.

Mãe Santista e a Escola das Mães

Em 2016, o projeto Mãe Santista recebeu melhorias no escopo, com a criação da Escola das Mães – desenvolvida com apoio do Programa Juntos.

A iniciativa dá assistência à gestante durante toda a gravidez, incluindo o período pré-natal, parto e pós-parto, além de acompanhar o bebê até os 24 meses de vida. A intenção é partir da experiência acumulada no atendimento, tanto pelos servidores como pelos usuários, e estabelecer novos padrões de atendimento para ampliar a rede de cuidados contínuos para a mãe e o bebê.

A Escola das Mães tem auxiliado Santos a reduzir cada vez mais os índices de mortalidade infantil e os resultados deram para a iniciativa um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo, o internacional Core77 Design Awards. A Escola venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outras 13 iniciativas selecionadas pelos juízes.

 

Com informações do jornal A Tribuna.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *