loading

Rede Juntos: professora de Harvard abordou a relação entre pobreza e educação durante lançamento da plataforma digital

Palestrante participou do evento de lançamento da plataforma Rede Juntos através de live streaming. Clique aqui e saiba mais informações sobre o evento.

A Comunitas realizou o lançamento da Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão, no último dia 15 de março, em um evento que contou com a presença de diversos atores do setor público e privado. Entre eles, Dana McCoy, professora e pesquisadora da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo.

Especializada na relação entre pobreza e educação, McCoy falou do quanto a carência econômica e social afeta negativamente a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de levar a menos oportunidades educacionais.

Relação entre pobreza e educação

Segundo a Fundação Abrinq, em estudo divulgado dia 21 de março, cerca de 17 milhões de crianças de até 14 anos – equivalente a 40,2% da população brasileira nessa faixa etária – vive em lares de baixa renda. Desse total, mais de 5 milhões vivem em situação de extrema pobreza, caracterizada quando a renda per capita é inferior à 25% do salário mínimo.

Para McCoy, a pobreza afeta fisicamente o cérebro, tornando-o menos desenvolvimento, e, enquanto houver crianças pobres frequentando escolas brasileiras, o sistema educacional no Brasil não atingirá um nível de excelência.

Educar emoções para encurtar distância

Ainda segundo a pesquisadora, a infância é um período crítico e quanto mais rápido a intervenção para a eficiência educacional, melhor. Ela expõe, como exemplos, a realização de programas para ajudar aos pais no desenvolvimento de habilidades positivas, implementação de currículos que se concentram no desenvolvimento socioemocional e a prestação de serviços aos professores para ajudá-los a gerir o estresse e fornecer apoio comportamental às crianças.

“Ao ajudarmos os alunos no desenvolvimento de capacidades que levam à autonomial social e emocional, encurtamos a distância que separa ricos e pobres das boas oportunidades”, disse.

Juntos pela Educação

Levando em consideração a educação socioemocional como ferramenta de enfrentamento de problemas como a indisciplina e violência, ensinando os alunos a lidar com os sentimentos, o Programa Juntos apoiou o desenvolvimento do programa Compasso, na cidade de Paraty (RJ).

O Compasso se inspira no programa americano Second Step (segundo passo), metodologia existente há 20 anos e que tem efeitos comprovados na prevenção à violência nas escolas, além de colaborar no aumento do desempenho acadêmico dos alunos.

No Brasil, o programa foi implantado inicialmente em 2015, em 17 escolas da rede pública de ensino de São Paulo. No Estado do Rio, também foi implantado em Petrópolis.

Já em Santos (SP), visando estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos, a Secretaria Municipal de Educação lançou, em 2015, o Programa Coordenadores de Pais. A ação é desenvolvida pela Fundação Itaú, com o apoio da prefeitura, sendo viabilizada por meio do Programa Juntos.

O projeto é focado principalmente em famílias e comunidades de menor escolaridade e maior vulnerabilidade socioeconômica, intensificando a participação dos pais nos esforços de melhoria do aprendizado, combatendo o absenteísmo e a evasão escolar.

 

 

 

Novas atualizações na Rede Juntos

A plataforma digital Rede Juntos está na versão beta, isto é, em fase de desenvolvimento e testes para aprimorar, cada vez, mais suas ferramentas e capacidades. Por esse motivo, ainda passará por atualizações e implantação de novas funcionalidades.

Os materiais disponibilizados relativos aos cases do Programa Juntos, como cartilhas, vídeos e documentos, serão complementados. Será viabilizado um espaço para que os interessados cessem suas dúvidas, de forma estruturada, com a possibilidade de a resposta ser do próprio criador ou gerenciador da ação, como prefeitos e secretários.

A plataforma terá, também, a integração com redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, para melhor disseminação dos seus conteúdos. Também serão realizadas transmissões ao vivo de relatos de experiências em gestão pública, passo-a-passo de como implantar o projeto visualizado, além da possibilidade de tirar dúvidas via chat, em tempo real.

Cadastre-se e acompanhe a agenda de novos conteúdos: juntos.plurall.net

Os comentários estão desativados.