loading

Rede Bem Cuidar é a 2ª melhor experiência em saúde do país

A Rede Bem Cuidar foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015 pelo Prêmio InovaSUS, em resultado divulgado nesta quarta-feira (13/07). O InovaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Pelotas, em parceria com o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, revolucionou a saúde pública na cidade ao elevar o padrão de qualidade, humanizar o atendimento e ampliar o número de consultas e procedimentos.

A Bem Cuidar é um novo conceito de atendimento em saúde, com foco na prevenção, que, até o momento, já resultou na reformulação de duas unidades básicas de saúde (UBS) em Pelotas (RS). O projeto foi desenvolvido com a parceria técnica da Agência Tellus.

O programa Juntos é liderado pela Comunitas. A diretora-presidente da organização da sociedade civil, Regina Esteves, destacou a importância do prêmio.

“Esse reconhecimento do Ministério da Saúde mostra que a cocriação e a inovação são caminhos não só possíveis, mas necessários para a melhoria dos serviços públicos nas cidades”, afirmou.

 Premiação

A Rede Bem Cuidar teve nota final de 84 pontos, apenas 0,33 atrás do projeto vencedor, da cidade de Curitiba (PR), também parceira do Juntos. A colocação renderá à Pelotas R$ 250 mil, que ganhará outros R$ 120 mil em razão de outro projeto da cidade, listado como a 6ª melhor experiência do país.

Antes da segunda colocação na etapa nacional, a Bem Cuidar ganhou a etapa estadual do InovaSUS 2015. Foram aceitas no InovaSUS inscrições de ações que se enquadrassem em cinco temas. A rede foi inscrita como uma iniciativa de democratização das relações de trabalho no SUS.

Os critérios avaliados foram inovação, resultado, multiplicação, caráter educativo, participação do trabalhador, e sustentabilidade.

 Pelotas

A UBS Bom Jesus e a UBS Simões Lopes integram a Rede Bem Cuidar. Uma terceira unidade, a UBS Guabiroba, passa por obras de reformulação e será a próxima a integrar a rede.

Elas são as primeiras da cidade da gaúcha a contar com serviços informatizados, atendimento psicológico, farmácia distrital atividades físicas para idosos, horta comunitária e brinquedoteca. Todos os serviços e estrutura física foram pensados pelo processo de cocriação entre servidores e cidadãos.

O outro projeto de Pelotas também premiado pelo InovaSUS e foi classificado na 6ª colocação. Ele promoveu utilização de mão de obra prisional em reformas de equipamentos públicos de saúde.

Juntos

A Rede Bem Cuidar é um projeto do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. O Juntos é liderado pela Comunitas e está presente em 12 cidades do país.

Os comentários estão desativados.