loading

Queda nos índices de criminalidade é destaque em fórum realizado pela Prefeitura de Pelotas

Resultado foi atribuído ao trabalho integrado do Pacto pela Paz, iniciativa que conta com apoio do Programa Juntos; prefeita assinou decreto que amplia a oferta de vagas de trabalho para apenados e egressos do sistema prisional.

A redução de todos os indicadores de violência de Pelotas nos últimos dois anos – especialmente a diminuição em 50% de crimes como homicídios, latrocínios e infanticídios no primeiro quadrimestre de 2019 – foi ressaltado pela prefeita Paula Mascarenhas, no 2º Fórum Municipal de Segurança Pública. Uma iniciativa da Prefeitura para prestação de contas à sociedade, o evento foi realizado nesta sexta-feira (31), na Universidade Católica de Pelotas.

[aigpl-gallery-slider id=”9698″]

Fotos: Gustavo Vara

O resultado significativo foi atribuído pela prefeita ao trabalho integrado das instituições de segurança, empresariado, secretarias e sociedade – aproximação e engajamento norteado pelo Pacto Pelotas pela Paz, lançado em agosto de 2017. A chefe do Executivo Municipal lembrou a importância de tornar a mobilização um projeto de Estado, que supere governos e partidos, a fim de instituir a busca constante pela cultura da paz na cidade.

Leia também: “Se as regras do uso da tecnologia não forem claras, podem gerar problemas à polícia”, afirma Robert Muggah

“O Pacto não tem donos porque a luta pela paz deve ser compartilhada por todos que desejam um futuro melhor. A violência não é algo normal. Desejo que a gente siga tendo força, esperança e capacidade de trabalho coletivo para fincar a bandeira da paz no nosso território e construir uma cidade melhor”, reforçou a prefeita.

A queda nos índices da criminalidade pelotense é considerada pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, um exemplo para todo o Rio Grande do Sul e o Brasil. A atuação do Pacto foi elogiada por ele, que ainda salientou que a cidade chamava a atenção do Comando da Brigada, em 2017, devido ao aumento expressivo de homicídios. “Hoje sei que existe um trabalho conjunto em defesa da segurança de toda a comunidade”, afirmou Ikeda.

Leia também: Rio Grande do Sul registra queda nos assassinatos; Pelotas é destaque

Mudança a longo prazo

Ao público que lotou o auditório Dom Antônio Zattera nesta sexta, Paula divulgou tanto os dados atualizados da segurança do município quanto os projetos no âmbito da prevenção – uma aposta do Pacto para impactar na redução da violência a longo prazo. A apresentação foi compartilhada com a coordenadora do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, a guarda municipal Cíntia Aires.

Leia também: Segurança pública: concepção tradicional x nova concepção

Entre as estratégias apontadas pela prefeita estiveram: iniciativas que abarcam o cuidado com a primeira infância, a prevenção da gravidez na adolescência, programas que fortalecem os vínculos familiares, oportunidades de trabalho para jovens em vulnerabilidade social, ações que reduzem a evasão escolar e medidas ressocializadoras para apenados e egressos do sistema prisional. 

Avanços nesta última área foram registrados recentemente, com a inauguração da fábrica de artefatos de concreto ‘Artecon P’, no Presídio Regional de Pelotas, nesta quinta; e a assinatura do decreto 6.189, feito pela prefeita durante o Fórum.

Oportunidades de trabalho a apenados e egressos

A sanção busca ampliar a oferta de vagas de trabalho para pessoas em cumprimento de pena e egressos; na prática, isso significa que em processos licitatórios da Prefeitura – com base em legislação federal –, um percentual das vagas será destinado a essa população.

Leia também: Prefeita recebe placa que reconhece ações ressocializadoras do Pacto

“A sociedade deve oferecer oportunidades para estas pessoas; caso contrário, elas as encontrarão onde sempre existem portas abertas: no mundo do crime e da violência”, ressaltou Paula.

Redução da criminalidade

No acumulado de Crimes Violentos Letais Intencionais – que englobam feminicídios, homicídios dolosos, encontro de cadáveres com sinais de violência, infanticídio, latrocínios, entre outros –, 48% das ocorrências diminuíram, no comparativo de 12 meses antes e após as ações do Pacto. A queda dos índices de roubo a pedestre, a transporte público, a estabelecimento comercial, a residência e de furto de veículos também foi apresentado. 

Foto: Gustavo Vara

A prefeita enfatizou que 57% das vítimas de crimes contra a vida são pelotenses de 0 a 29 anos e defendeu a necessidade de o Poder Público atuar, sobretudo, nas ações de prevenção voltadas a esta faixa etária. 

Leia também: “Soluções que parecem mágicas costumam ser ineficazes”, explica Ilona Szabó

“Nós vamos disputar cada um destes jovens, que estão ou estiveram há pouco tempo nas mãos do Estado, frequentando as unidades escolares, de saúde e assistência… Não podemos deixar que estas vidas escorram pelos nossos dedos”, sustentou Paula.  

As Operações Integradas, outro projeto que é parte do cotidiano dos agentes de segurança da cidade, foram realizadas em 245 dias, a partir de 94 reuniões de planejamento feitas por órgãos de segurança e fiscalização da cidade. Mais de 18 mil pessoas e 8 mil veículos foram abordados, 162 estabelecimentos fiscalizados e 138 prisões realizadas. 

Trabalho baseado em evidências

Alberto Kopittke, diretor-executivo do Instituto Cidade Segura – consultoria contratada pela Comunitas para apoiar no desenvolvimento do Pacto, explicou que o trabalho pioneiro realizado em Pelotas vem inspirando projetos em outras localidades. Kopittke frisou a atuação baseada em evidências científicas, o que corrobora para ações mais efetivas.

Leia também: Em Pelotas, programa que prepara famílias para educarem sem violência torna-se política pública

O evento integrou a programação do 1º Seminário Regional de Segurança Integrada, organizado pela instituição de ensino, Exército e Prefeitura, e foi acompanhado por secretários e vereadores municipais, lideranças locais, autoridades civis, policiais, militares e jurídicas, estudantes e representantes da sociedade em geral. A atração cultural da atividade ficou por conta do grupo Nossopapo.

 Livro: Papel do Município na Segurança Pública | O Caso do Pacto Pelotas pela Paz 

 

Com informações do portal da Prefeitura de Pelotas.

 


 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *