Como transformar nossos investimentos sociais em ações que impactem positivamente as cidades brasileiras? Dessa robusta reflexão nasceu o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

O Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável foi idealizado a partir de uma reflexão da pesquisa BISC. Em 2012, durante 5º Encontro de Líderes promovido pela Comunitas, foram apresentados os resultados da pesquisa naquele ano. Na ocasião, a pesquisa apresentada partia do tema “Parcerias com as organizações da sociedade civil”. Com os resultados expostos, o grupo de líderes e acionistas de empresas brasileiras ali presentes chegou ao consenso de que existia uma oportunidade de geração de impacto sistêmico a partir da qualificação dos investimentos sociais corporativos e da atuação em parcerias com as administrações públicas.

Esta grande aliança de líderes empresariais não investe somente recursos financeiros nos projetos, mas, também, toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

No dicionário, “Juntos” significa reunido, ao lado, acompanhado de ou em conjunto com. Por esse motivo, acreditando na importância da participação do cidadão na política, o programa apoia iniciativas de empoderamento da sociedade e promove seu engajamento nas decisões do poder público municipal e estadual.

A motivação do Juntos é estimular parcerias que melhorem a gestão pública, resultando no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos. Com este laboratório de boas práticas, a Comunitas desenvolve ações que podem ser replicadas em outras cidades e estados, acreditando que projetos bem sucedidos merecem ser compartilhados.

O Juntos apoia iniciativas direcionadas, inicialmente, para a busca do equilíbrio fiscal, acreditando que o ajuste das contas públicas resulta na reorganização da administração, tendo como consequência a ampliação dos investimentos em serviços públicos que beneficiem a população, principalmente em áreas de maior demanda, como educação, saúde e melhorias urbanas.

Fazem parte da rede do Programa Juntos as cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Niterói (RJ), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e São Miguel (RN). Recentemente, Governos Estaduais passaram a integrar a rede do Juntos, são eles: São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Pará.

Com essa rede, as ações do Juntos impactam quase 100 milhões de cidadãos brasileiros.

Notícias Relacionadas

Instagram

Something is wrong.
Instagram token error.

Deixe um comentário:

Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Siga-nos por email