programa-juntos-e-apresentado-em-nova-iorque

Programa Juntos é apresentado em Nova Iorque

Programa Juntos é citado em livro internacional como exemplo mundial de uma nova maneira de superar antigos desafios socioeconômicos da sociedade. Ações foram apresentadas em encontro na Universidade de Columbia

Foto: Exclusive PR Solutions

A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, participou ontem (17) de um painel sobre investimento e valores sociais, na Low Library em Nova Iorque. A conversa também teve participação de Josette Sheeran, CEO da Asia Society e Matthew Bishop, diretor administrativo da The Rockefeller Foundation e do ex – editor do The Economist Group.

O encontro teve como objetivo, além de discutir sobre modelos de investimento sociais, apresentar o livro “Social Value Investing: A Management Framework for Effective Partnerships” (em português: “Investimento de valor social:  um modelo de gestão para parcerias eficazes”). A publicação é de autoria de dois grandes especialistas do setor: Howard W. Buffett, filantropo americano e professor de políticas públicas e assuntos internacionais na Universidade de Columbia, em parceria com o professor doutor William B. Eimicke, fundador e diretor do Picker Center for Executive Education da Universidade de Columbia.

Leia mais: Comunitas na Exame | O que os políticos brasileiros podem aprender com Warren Buffett

Regina Esteves foi convidada por ser coautora da única boa prática brasileira citada no livro, o Programa Juntos, que aparece como exemplo mundial de uma nova maneira de superar antigos desafios socioeconômicos da sociedade, por meio de uma governança compartilhada, que reúne o setor público, iniciativa privada e a própria população.

“Os líderes empresariais que fazem parte do Programa Juntos são de algumas das maiores empresas do Brasil. Um bom governo não é apenas uma questão de responsabilidade social corporativa para eles, é essencial para o futuro dos seus negócios e a viabilidade a longo prazo do nosso país. No outro lado, para os Governos, também é importante contar com esse apoio para que possam ampliar sua capacidade de inovação. E, claro, além de utilizar formas de incluir o cidadão nessa discussão”.

No livro, Buffett e Eimicke apresentam uma estrutura de gerenciamento para desenvolver e medir o sucesso de tais parcerias, com ferramentas para maximizar a eficiência colaborativa e o impacto social, visando que os principais programas públicos possam oferecer soluções inovadoras, inclusivas e duradouras.

Assista: Universidade de Columbia já sistematizou Programa Juntos para transformar em estudo em sala de aula

Os projetos implementados pelo Programa Juntos em cidades como Campinas (SP), Santos (SP) e Pelotas (RS) são tidos pelos especialistas como formas eficientes e perenes de transformar os investimentos sociais corporativos em ações que impactam positivamente as cidades brasileiras.

A plataforma Rede Juntos também tem destaque na publicação, como forma de garantir impacto em escala e replicabilidade ao programa. A iniciativa foi criada para ampliar o programa em nível nacional, disseminar o conhecimento gerado a partir dos trabalhos realizados e estabelecer um espaço de troca entre servidores públicos municipais.

Além disso, o livro também oferece ideias práticas para que qualquer CEO do setor privado, administrador do setor público ou gerente sem fins lucrativos possam construir colaborações bem-sucedidas entre setores.

“É um orgulho ver que o Programa Juntos está se tornando uma referência internacional. O principal triunfo deste programa tem sido a constituição deste modelo de governança, que integra os diferentes setores da sociedade. Somente desta forma, é possível governar COM e não somente PARA a população”.

 

Comunitas e o Programa Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. O Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma das ações da organização e, criado em 2012, é um modelo inovador de Investimento Social Corporativo em que um grupo de líderes empresariais, a partir de uma reflexão sobre seu papel para o desenvolvimento do Brasil, decidiu unir esforços, recursos e conhecimento.

 

Assista o vídeo completo sobre o Programa:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Siga-nos por email