loading

Prefeito parceiro do Programa Juntos deixa o cargo com alto índice de aprovação

Eduardo Leite optou por não se reeleger e, atualmente, quem governa a cidade de Pelotas é a prefeita Paula Mascarenhas

Procurando inovação desde o início do mandato, Eduardo Leite buscou parceria com a Comunitas para desenvolver seu mandato de forma participativa e sustentável. O resultado foi a implementação de diversas ações voltadas na área de saúde, infraestrutura, orçamento e mobilização social, que levou o gestor à 87,2% de aprovação popular.

Com a gestão focada na cocriação, é possível destacar a realização de projetos como a Rede Bem Cuidar, com objetivo de promover um novo padrão de atendimento na rede pública, não somente por meio do tratamento, mas da prevenção de doenças e também humanização das relações entre funcionários e pacientes. Algumas soluções implementadas pelo projeto são: farmácia distrital, evitando que pacientes desloquem-se à procura de medicamentos de alto custo; totem de autoatendimento, agilizando e facilitando o atendimento; e os Agentes Bem Cuidar, criando vínculo e acompanhando a saúde familiar.

Mais uma ação de destaque é a plataforma Clique Saúde, que facilita e orienta a população no uso dos recursos de saúde do município, como medicamentos disponíveis, calendário de vacinação e programas especiais da prefeitura. Além do site, o acesso pode ser via totens instalados nas unidades da Rede Bem Cuidar.

Também em parceria com a Comunitas, a prefeitura oficializou o aplicativo Colab como portal de comunicação com a população, fazendo com que o cidadão proponha melhorias e fiscalize as ações. Com até 90% das denúncias atendidas, a ferramenta mostrou-se bastante eficaz na resolução de problemas da cidade.

Considerado pela Revista Americas Quaterly como um dos cinco políticos com menos de 40 anos mais influentes da América Latina, Eduardo Leite foi definido como “o prefeito de uma pequena cidade com grandes ideias de mudança no conturbado cenário político do Brasil” que “abraça a inovação, a transparência e a participação física”.

 

*foto divulgação

Os comentários estão desativados.