loading

Planejamento estratégico é pauta de encontro entre Santos e Curitiba promovido pela Comunitas

Para fomentar e fortalecer a troca de experiência em planejamento de longo prazo para cidades, a Comunitas promoveu, no último dia 28, um encontro entre as prefeituras de Santos (SP) e de Curitiba (PR).

O governo santista foi representado pelo dirigente da Secretaria de Governo, Glaucus Farinello, e pela parte da prefeitura da capital paranaense, estavam presentes a dirigente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Ana Jayme, e a pesquisadora do Observatório do Sistema FIEP, Laila Seleme.

Na ocasião, o dirigente de Santos conheceu mais de perto os desafios, soluções e resultados do Curitiba 2035, planejamento de longo prazo da capital curitibana que mobiliza e engaja a sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que deverão nortear as políticas de desenvolvimento do município nos próximos anos – o projeto conta com apoio do Programa Juntos.  Além disso, Glaucus também teve a oportunidade de acompanhar a reunião das Lideranças e Secretarias dos Comitês Temáticos do Curitiba 2035, onde foi possível observar o nível de engajamento e comprometimento dos mais diversos atores participantes do projeto.

Leia também: Com apoio do Juntos, Curitiba 2035 mira na consolidação da governança do projeto

A reunião de lideranças e secretariais contou com a participação de diversas organizações relacionados ao setor público, iniciativa privada, academia e sociedade civil, e serviu para fortalecer a estruturação da governança do projeto. Dentre os objetivos do encontro, estava o compartilhamento das experiências dos comitês, o balanço das reuniões realizadas e programadas e o preenchimento da matriz de responsabilidades – dispositivo com o qual as instituições assumem sua parte dentro do planejamento estratégico.

Já no dia 29, houve uma reunião com objetivo de caminhar questões técnicas do projeto de macroestruturação urbana santista, o Santos 500.

Além da participação de Glaucus, a reunião contou com a presença dos sócios do Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne Daher e Fernando Canalli – em determinado momento o próprio Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, também participou da reunião. O escritório é o parceiro-técnico contratado pela Comunitas para desenvolvimento do planejamento urbano de Santos.

Durante o encontro, o escritório apresentou sugestões de projetos para a cidade de Santos, com foco principal em promover a ocupação do centro por meio de uma arquitetura atraente que possibilite o uso multicultural dos espaços.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *