loading

Paraty define plano de metas e programa de prevenção à violência

Projeto estabelece metas e objetivos para todas as secretarias da prefeitura, com prioridade para a segurança pública da cidade.

O prefeito de Paraty, Casé, apresentou aos seus secretários o Programa de Metas Estratégicas do Governo, em reunião realizada na última segunda-feira, dia 16. O projeto estabelece seis eixos centrais de trabalho para a atual gestão, com objetivos específicos para cada pasta, além de um sistema de gerenciamento de desempenho, realizado por uma Central de Resultados.

Os eixos definidos para atuação são: Gestão Fiscal, criando capacidade de investimento e cultura de administração responsável; Segurança Pública, incentivando o desenvolvimento de outras áreas; Turismo Sustentável, por ser a área com maior capacidade de arrecadação; Qualidade e Eficiência na Saúde, aprimorando o sistema básico de saúde; Educação e Capital Humano, aperfeiçoando a educação básica do município; e Engajamento da Sociedade, estimulando a população a participar ativamente das ações da gestão pública.

As metas e os processos de gerenciamento foram estabelecidos pela Prefeitura de Paraty com apoio do programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável.

Segurança

Em 2016, o Instituto Igarapé, parceiro técnico do Programa Juntos, realizou um diagnóstico da violência em Paraty e constatou que a maioria dos casos de homicídios (66%) envolve disputa entre grupos de jovens, na faixa etária entre 15 e 29 anos, na zona urbana. O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a crescente participação de adolescentes nos crimes.

As informações dessa análise motivaram a escolha da segurança pública como foco principal de trabalho da prefeitura, resultando na criação do Observatório de Prevenção à Violência. O Observatório propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital, cruzando os dados das secretarias, identificando os jovens em situação de vulnerabilidade.

 

Conheça as ações do Programa Junto em parceria com Paraty acessando o Relatório 4 Anos.

 

Programa Juntos

O Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. Presente em 12 cidades brasileiras, o programa foi criado em 2012 a partir de uma reflexão feita por acionistas e presidentes de empresas nacionais, reunidos no 5º Encontro de Líderes promovido pela Comunitas. O grupo desenvolveu um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

 

*Foto divulgação

 

Os comentários estão desativados.