loading

Paraty apresenta metas para avanço no Ideb

Com o apoio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria Municipal de Educação de Paraty reuniu diretores e coordenadores das escolas municipais em um workshop do programa de gestão de metas escolares, desenvolvido em Paraty com a consultoria técnica do Parceiros da Educação São Paulo.

O objetivo do encontro, realizado no dia 4 de maio, foi apresentar metodologias para que os gestores construam estratégias de planejamento que vão auxiliar as escolas de Paraty a atingirem a meta 6.0 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Durante o Workshop foram apresentados resultados de anos anteriores e lançado o desafio para que os gestores desenvolvam um plano de ação em cada escola. Com o planejamento, serão identificados os principais pontos a serem trabalhados dentro de sala de aula.

“É muito importante que cada profissional da rede tenha clareza sobre como estes resultados são atingidos (Ideb) e onde se quer chegar até o final do ano. Planejamento é essencial”, disse Marcus Costa, do Parceiros da Educação São Paulo.

A professora Eliane Lino, diretora da escola José Carlos Porto, no bairro Taquari, afirma que as metas de gestão serão importantes, inclusive, para a adequação dos conteúdos na sala de aula, de acordo com os desafios e necessidades dos alunos de cada escola. “Olhando para as metas, temos um planejamento e um objetivo a alcançar até o fim do ano”, afirmou.

As equipes do Parceiros da Educação SP e da Secretaria de Municipal de Educação também apresentaram aos gestores das unidades escolares os 13 indicadores que servirão de parâmetro para a avaliação da gestão das escolas e que foram construídos coletivamente ao longo dos últimos quatro meses.

Entre estes indicadores estão a taxa de alunos com rendimento bimestral adequado, taxa de alunos freqüentes, taxa de freqüência dos professores titulares de turma e taxa de freqüência dos professores na formação e na aplicação do Programa Compasso.

A próxima etapa da frente de gestão de resultados envolve um novo workshop para a implementação das metas, reuniões de acompanhamento e sistematização de prioridades por escola.

Os comentários estão desativados.