loading

Juntos em Teresina: “apesar de ser um momento de turbulência para os municípios, é importante manter os sonhos e os planos”, declara Firmino Filho

A Reunião de Governança do Juntos desembarcou em Teresina no último dia 16, para apresentar os resultados obtidos e planejar ações para o futuro do programa na cidade.

WhatsApp Image 2017-03-27 at 12.06.15

Com a presença de Firmino Filho, prefeito da cidade, José Roberto Marinho, membro do Núcleo de Governança do Juntos, Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, além de secretários municipais, parceiros estratégicos e líderes do setor privado, a Reunião de Governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável em Teresina (PI), aconteceu no último dia 16 de março.

Durante o encontro, os secretários municipais apresentaram os resultados alcançados durante o primeiro ciclo do programa na cidade. O destaque ficou para frente de Equilíbrio Fiscal, onde a Receita própria aumentou em 6%, de 2013 para 2016, e a meta foi ampliada em 78 milhões em relação ao ciclo anterior, segundo Alexandre Castelo Branco, coordenador especial de receitas do município. Na frente de Despesas, o Secretário de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, destacou que no primeiro ciclo, Teresina superou a meta em R$ 400 mil.

Conheça mais sobre as ações desenvolvidas pelo Juntos na busca pelo Equilíbrio Fiscal em Teresina.

“A frente de equilíbrio fiscal foi muito bem absorvida pela equipe da Prefeitura de Teresina, que assimilou a forma de trabalho e metodologia, conseguindo integrar ao seu dia a dia. Teresina precisa ser cada vez mais uma cidade competitiva, com dever de inovar no Nordeste”, ressaltou José Roberto.

A replicabilidade da frente de Licenciamento Urbano também foi um dos temas enfatizados durante o evento. Entre os dias 8 e 10 de março, técnicos da Prefeitura de Teresina estiveram em Campinas para conhecer o Semurb On-Line, sistema de aprovação de projetos de obras via web. A intenção é pesquisar experiências bem sucedidas relacionadas à uniformização e à informatização de processos.

Saiba mais sobre a troca de experiências em gestão de projetos entre Teresina e Campinas, clicando aqui.

Educação como um dos focos para o futuro

Para Firmino Filho, a educação na primeira infância será o principal compromisso do governo em sua nova gestão. Com Teresina sendo a terceira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das capitais, a meta de prefeitura é chegar ao primeiro lugar, buscando a universalização da educação infantil.

“Contamos com processos avaliativos e metodologia de premiação para bonificação estruturada e desenvolvida pela própria prefeitura, realizando um forte investimento nos professores, inclusive com implantação de um centro de formação na capital.”, explica o prefeito.

Ao final da reunião, Regina Esteves enfatizou que, neste novo ciclo, o Programa Juntos busca o planejamento de longo prazo para a cidade, além do fortalecimento da sustentabilidade em relação às frentes já implementadas.

 

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Paraty, Campinas, Juiz de Fora, Teresina, Santos, Itirapina, Curitiba e Pelotas. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

 

Cadastre-se na plataforma Rede Juntos e acesse conteúdos exclusivos sobre gestão pública: juntos.plurall.net

Os comentários estão desativados.