loading

Juntos em Campinas: “O objetivo é reconduzir a cidade à sua importante posição no cenário nacional”, diz prefeito

2222

Inovação. Essa foi a palavra mais destacada durante a Reunião de Governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, realizada ontem (16), em Campinas. Participaram do evento o prefeito Jonas Donizette, secretários municipais, empresários locais e representantes da Comunitas, organização que lidera o Juntos, além de José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e um dos membros da Governança do programa.

O encontro iniciou com Jonas Donizette atualizando os participantes sobre os resultados de sua gestão – o prefeito foi reeleito com 65% dos votos, uniformemente distribuídos pelas regiões, algo inédito na cidade. Campinas também foi a primeira cidade a fazer parte do Programa Juntos, ainda em 2013, e, atualmente, está em diversas outras cidades do país como São Paulo, Santos, Itirapina, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Pelotas, Paraty, Teresina e Juiz de Fora.

Artur Araújo, diretor de comunicação da prefeitura, destacou a importância do Juntos e da ousadia do prefeito em implementar o aplicativo Colab como canal de comunicação com o cidadão. Segundo ele, a taxa de resolutividade dos problemas indicados pela população, via plataforma, já chega a 80%. “Em 2017, Campinas deve inovar ainda mais na forma de participação dos cidadãos e a ideia é que as proposições feitas pelos cidadãos, por meio do aplicativo, possam ser discutidas via o “Orçamento Cidadão”.

Para Tarcício Cintra, secretário de finanças da cidade, a busca pelo equilíbrio fiscal, realizada em Campinas, com o apoio do programa, foi fundamental para que o município se estabilizasse em meio à crise financeira que assola o país.

O atual secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Silvio Bernardin, lembrou dos desafios que permeiam a gestão pública. “Esses problemas podem ser solucionados com a replicabilidade de ações e customização de processos que já foram desenvolvidos aqui”.

Dentre esses grandes resultados alcançados em Campinas está o Licenciamento Urbano, uma das frentes que mais tem gerado interesse nos gestores das cidades que fazem parte do Programa Juntos. A atuação da prefeitura reduziu a mediana do tempo de aprovação de novos empreendimentos imobiliários de 107 para 35 dias, além da criação de uma lei que permite a aprovação de novos empreendimentos de até 1000m2 no mesmo dia, com a responsabilização do solicitante.

 

Futuro

Para o prefeito, a inovação será o grande foco da sua nova gestão. “Uma inovação que não resida somente na tecnologia, mas permeie toda gestão, e para além, inclusive na relação com as pessoas. Usando direcionadores estratégicos, com uma matriz eficiente. O que eu quero é todos nós empoderados, para passarmos essa mensagem da inovação, que era uma marca que Campinas já teve e foi perdendo”, diz Jonas Donizette.

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, destaca que é necessário focar em novas atuações nas áreas de licenciamento urbano e saúde, além da possibilidade de um planejamento estratégico de longo prazo para o município, tendo como meta uma cidade mais sustentável e inovadora, salientando o desenvolvimento da economia criativa na cidade.

Uma das lideranças do Juntos, José Roberto Marinho ressaltou que, para impactar e fortalecer o desenvolvimento de Campinas, é necessário que a gestão pública municipal seja modernizada, atraindo o empresariado local para participar dessa atuação.

“Às vezes é difícil o empresariado chegar até o poder público, e o inverso também, mas é possível essa sinergia saudável que resulte em aprendizado, como estamos fazendo em Campinas”, finalizou o prefeito Jonas Donizette.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais-, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Clique aqui e conheça as ações apoiadas pelo Programa Juntos na cidade de Campinas.

 

Os comentários estão desativados.