loading

Jan Gehl fala sobre humanização das cidades no 9º Encontro de Líderes

20161125_9_encontro_de_lideres_004-baixa

O arquiteto e urbanista dinamarquês, Jan Gehl, especialista em criar “cidades para pessoas”, participou do 9º Encontro de Líderes, realizado pela Comunitas, na manhã desta sexta (25).

Gehl citou os benefícios de trabalhar com a humanização das cidades e o quanto isso gera, segundo ele, “uma nova dinâmica na economia, contribui para a redução dos índices de poluição, para a saúde e a qualidade de vida das pessoas”. O arquiteto atua na área há 40 anos, relembrou que, quando iniciou seus estudos voltados para a humanização das cidades, foi motivado justamente por existir uma lacuna de conhecimento sobre como as pessoas usam a cidade. “Sabíamos tudo sobre as formas da arquitetura, mas não sabíamos nada sobre o uso dessas formas”, disse. Sua pesquisa resultou no livro Cidades para Pessoas, que já foi traduzido para 32 línguas.

O especialista também destacou que nas últimas décadas os governos têm olhado mais para essa questão e citou cases de cidades como Copenhague, Nova Iorque, Moscou e Melbourne, que melhoraram a circulação de pedestres com ações como: alargamento de calçadas e com o incentivo ao uso de bicicletas. “A humanização das cidades auxilia em desafios como a mudança climática e a mobilidade”, frisou.

Jan Gehl é arquiteto e urbanista dinamarquês e construiu a sua carreira com base no princípio da melhora da qualidade de vida urbana através da reorientação do planejamento das cidades em favor de pedestres e ciclistas. Com graduação e mestrado em arquitetura pela Academia Real de Belas Artes da Dinamarca, é um reconhecido consultor e criador de projetos que transformam o cenário urbano em cidades mais habitáveis.

 

Os comentários estão desativados.