Copyright © 2017 - Comunitas
hackaton-the-estudantes-apresentam-solucoes-para-cidade-em-projeto-apoiado-pelo-juntos

Hackaton THE: estudantes apresentam soluções para cidade em projeto apoiado pelo Juntos

Estudantes passaram 24 horas discutindo e apresentando propostas para o desenvolvimento de Teresina.

Foto: Prefeitura de Teresina

Vinte horas buscando soluções para o desenvolvimento sustentável de Teresina. Assim foi a primeira Hackaton THE 2030, realizada pela administração municipal. O evento terminou na tarde do último sábado no Mirante da Ponte Estaiada.

Divididos em equipes, os estudantes apresentaram quatro propostas de aplicativos: BliciTHE (voltado para bicicleta compartilhada), Terminal Inteligente (destinado ao transporte público), Prism (que visa a revitalização de praça e áreas verdes) e o THEC saúde (voltado para marcação de consultas). Elas serão avaliadas por uma comissão formada por técnicos da Prefeitura de Teresina. O resultado da maratona digital será divulgado na próxima terça-feira durante o lançamento da Plataforma da Agenda Teresina 2030.

“Todas as propostas foram muito boas e mostram como eles estão antenados com a cidade e conhecem a realidade. As ideias aqui apresentadas dialogam com os problemas da cidade”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

Foto: Prefeitura de Teresina

A coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchoa, destacou a força de vontade das equipes que trabalharam durante as 20 horas para pensar nos aplicativos. “Foi uma maratona intensa, e todos demonstraram um conhecimento e uma força de vontade. Isso nos anima para realizar mais iniciativas como essa”, comentou.

Para os participantes da Hackaton, uma oportunidade de ver que é possível contribuir com a cidade. “Consegui aplicar aqui o que aprendi na universidade e vi que é possível encontrar soluções viáveis. Saio daqui vendo que tenho muito a contribuir”, resumiu a aluna de arquitetura, Elayane Ferreira. “Tivemos total apoio de infraestrutura. É uma experiência que vamos levar para o resto da vida. A Hackaton mudou a forma de ver a cidade”, complementou Micaely Teixeira, também estudante de arquitetura.

 

 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Deixe um comentário