O Programa Juntos é uma plataforma de líderes do setor público, privado e sociedade civil, que tem como fundamento um modelo de governança compartilhada e transparente. Este modelo articula o fluxo de conhecimento e informação entre líderes públicos e privados para a construção colaborativa de ações pela melhoria da gestão pública. Além disto, este modelo amplia os canais de troca com a sociedade civil na discussão e na tomada de decisão sobre as prioridades dos municípios.

 

Como este modelo acontece na prática?

O envolvimento de líderes empresariais compreende um dos eixos fundamentais no sucesso do programa. Além de garantirem a sustentabilidade financeira do Juntos, por intermédio do investimento direto de recursos, os líderes são convidados a participar do monitoramento das iniciativas e da definição de diretrizes em longo prazo, atuando em diálogo constante com os municípios. O modelo estruturado de governança compartilhada do Juntos promove a interação entre os atores sociais e a troca constante de informação e conhecimento entre esses atores. Este modelo conta com diversas reuniões estratégicas como principal mecanismo de interação.

 

Modelo de Governança:

O Núcleo de Governança do Juntos é formado por alguns dos maiores líderes empresariais brasileiros, que assumiram o compromisso de apoiar a administração pública municipal a tornar-se mais eficiente, resultando no desenvolvimento do país.

Esses líderes envolvem-se diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. São realizados encontros estratégicos periódicos, onde compartilham experiências com os gestores públicos, acompanham a evolução das iniciativas e colaboram para definir as diretrizes das ações. Ou seja, os líderes são responsáveis por acompanhar e monitorar os resultados do programa em cada município, empenhando-se em ampliar os impactos das iniciativas.

Na prática, essa interação funciona por meio de reuniões periódicas estratégicas. Por exemplo, nas Reuniões de Governança, líderes empresariais locais, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do Programa Juntos, encontram-se a fim de debater sobre expectativas, desafios e oportunidades do programa. Já as Reuniões Estratégicas do Núcleo de Governança do Juntos têm como finalidade pactuar estratégias, cocriar e acompanhar o desenvolvimento das ações e resultados do Programa Juntos. Delas, participam apenas os membros do Núcleo de Governança do Juntos.

Para além, são realizados os Encontros Rede Juntos, que visam promover debate, troca e reflexão acerca dos desafios e soluções tocantes à gestão pública municipal; e as Reuniões do Comitê de Executivos, promovendo troca de boas práticas, conhecimento, tecnologias e instrumentos que contribuam para o aprimoramento da gestão pública e ampliem o impacto do investimento social corporativo.

O Núcleo de Governança do Programa Juntos é formado por:

Luiz Ildefonso Simões Lopes | Elie Horn | Rubens Ometto | Carlos Jereissati Filho | Pedro Jereissati | Lúcio de Castro Andrade Filho | José Roberto Marinho | Ricardo Villela Marino | José Eduardo Queiroz | Solange Ribeiro | Pedro Paulo Diniz | Ana Helena Vicintin | José Ermírio de Moraes Neto

 

Já os líderes empresariais locais são responsáveis por supervisionar e monitorar os resultados do programa em cada município. Além de contribuir financeiramente com as ações do programa localmente, apoiam na sustentabilidade das ações por meio da participação em reuniões e encontros.

Esse grupo soma esforços a governança nacional de líderes e, junto ao prefeito, secretários e servidores públicos assumem o compromisso de uma governança compartilhada e transparente.

 

E os parceiros técnicos são os atores que detêm o conhecimento técnico especializado e a metodologia que o grupo recorre para enfrentar algum desafio específico. A Comunitas contrata os consultores com os recursos que os líderes empresariais investem, o que significa que o Programa Juntos não produz custos para os municípios.

Os consultores especializados são escolhidos de acordo com os desafios identificados conjuntamente entre o Núcleo de Governança e as lideranças públicas e sua escolha é baseada, exclusivamente, na expertise em gestão pública e capacitação técnica.

Instagram

Something is wrong.
Instagram token error.

Deixe um comentário:

Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Instagram
Siga-nos por email