loading

Gestores de Teresina destacam conhecimento adquirido no MLG

O conhecimento técnico a serviço de uma sociedade em transformação. Assim o secretário de Planejamento e Coordenação de Teresina, Washington Bonfim, resume sua experiência com o curso de pós-graduação Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), focado no fortalecimento e capacitação de gestores e servidores públicos. O MLG é uma das frentes do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

“O curso me ajudou a entender o conceito de liderança adaptativa, onde as questões técnicas têm extrema relevância, mas precisam estar a serviço de um mundo em transformação. Vimos também que a forma como a mensagem é passada tem um papel muito significativo e faz ou não com que as pessoas sejam alcançadas dentro daquilo que se estabelece como meta e resultado”, afirmou.

Além de Bonfim, também o secretário Fábio Neri, de Desenvolvimento Econômico e Turismo da capital do Piauí, cursa o MLG. Eles fazem parte do grupo de bolsistas financiados pela Comunitas, que lidera o programa de aprimoramento da gestão pública. Nesta primeira turma, a organização financiou sete bolsas integrais.

O secretário Neri exaltou o papel desempenhado pela Comunitas. “Essa é uma contribuição muito valorosa, pois dá condições para o gestor público tomar decisões fundamentadas em novos aprendizados. O líder público precisa ser tão bem, ou mais preparado, que os demais profissionais de carreira, porque a decisão dele interfere na vida de muitas pessoas”, afirmou.

Para Neri, a experiência no MLG tem possibilitando uma maior compreensão do trabalho na gestão de governo. “É através do sistema público que vem toda a estruturação da sociedade e hoje tenho essa compreensão de forma mais ampla. Há muito sendo feito e muito por fazer”.

O MLG

O Master em Liderança e Gestão Pública é um curso de pós-graduação (lato sensu) com módulo internacional criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – parceiro técnico da Comunitas – em parceria com uma das escolas mais renomadas do mundo, a Harvard Kennedy School. Os participantes são gestores públicos de altos cargos na administração de estados e municípios, entre estes, de municípios parceiros do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável: Campinas (SP), Curitiba (PR), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP) e Teresina (PI).

O MLG faz parte da estratégia de fortalecimento de lideranças públicas do Juntos. Uma nova seleção de bolsistas está na reta final. Até o final de junho, novos gestores públicos serão contemplados com bolsas de estudo para a segunda turma do MLG. Com a ação, o programa Juntos espera promover formação, capacitação e maior conhecimento técnico aos gestores municipais, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Os comentários estão desativados.