Fundação Cargill abre inscrições para edital de apoio à alimentação saudável


Projetos selecionados terão apoio financeiro e de gestão. Em 2016, ação desenvolvida com apoio do Programa Juntos foi selecionada pelo edital.

Até o dia 16 de julho, a Fundação Cargill está com inscrições abertas para seu novo edital 2018, que tem como finalidade estimular o desenvolvimento de ações e apoiar a gestão de projetos realizados por organizações não governamentais, voltados à alimentação saudável, acessível, segura e sustentável.

Os doze projetos selecionados receberão apoio financeiro – de até R$ 100 mil – e de gestão da instituição, e deverão ser executados ao longo de 2018, com duração máxima de 12 meses. É necessário, também, estarem inseridos nas categorias Produção no Campo, Desperdício de Alimentos, Educação Alimentar, Empreendedorismo na Cadeia de Valor da Alimentação em um raio de 150 km das unidades e escritórios da Cargill no Brasil.

Os elegidos pela fundação serão divulgados a partir de dezembro de 2017, e os critérios de escolha serão de acordo com a possibilidade das ações serem replicadas em diferentes regiões, o impacto positivo e a transformação efetiva da sociedade, além da inovação e sustentabilidade da iniciativa.

Projeto do Juntos selecionado

Em 2016, o projeto “Merenda escolar e as cidades” que busca sistematizar e disseminar o trabalho de Requalificação da Merenda Escolar, realizado na cidade de Paraty com apoio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, foi um dos selecionados pela Fundação Cargill para receber apoio. O lançamento da cartilha metodológica sistematizada está programado para novembro de 2017.

Paraty promove concurso de merendeiras

A iniciativa reuniu chefes de cozinha e lideranças comunitárias, de forma voluntária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de reformular o cardápio alimentar dos alunos, utilizando ingredientes da agricultura familiar da região, sendo possível também a aquisição de equipamentos para as cozinhas das escolas municipais, que ajudou no enriquecimento do cardápio.

Escola de Comer lança “Manual dos Padrinhos”

Com a sistematização das boas práticas, a Comunitas pretende resgatar, ordenar, interpretar e analisar as iniciativas pactuadas. Dessa forma, os projetos podem ser mais facilmente replicados para outros municípios, ganhando escala e ampliando o impacto. São buscadas alternativas criativas e práticas que possam ser levadas adiante e implementadas em municípios com as mais variadas características territoriais, geográficas e populacionais, sem intermédio da Comunitas e do Juntos.

Com informações da Fundação Cargill.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *